Zoológico de Brasília inicia atividades da Semana do Cerrado

Ricardo Callado08/09/20194min
Comemoração da Semana do Serrado no Jardim Zoológico.

Por Letycia Bond

Com o tema Cidades Sustentáveis, o Jardim Zoológico de Brasília realiza, a partir de hoje (8), a Semana do Cerrado 2019. O evento tem por objetivo informar a população sobre o bioma, destacando a importância de se preservá-lo, e adota como referência o Dia do Cerrado, comemorado no próximo dia 11.
Este ano, a programação conta com apresentações artísticas, oficinas e exposições de artes visuais e segue até o próximo sábado (14). Um dos destaques é a projeção criada pelo artista plástico Siron Franco, com imagens de cachoeiras do Cerrado. A exibição também alerta para as queimadas. A projeção está marcada para a próxima quarta-feira (11), no Museu Nacional da República.

Também por ocasião do evento, a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) está lançando, em conjunto com a Secretaria de Turismo, o decreto de regulamentação da Rota, para orientar a prática de turismo sustentável na região. Entre amanhã (9) e a próxima sexta-feira (13), profissionais do Instituto Brasília Ambiental ministrarão cursos de boas práticas para a comunidade, como o uso de ervas medicinais e o plantio de mudas.

A auxiliar administrativa Maria Rosilene Lima disse que não sabia do evento e teve uma feliz surpresa ao chegar ao zoológico. “Dessa maneira que eles estão explicando, é mais fácil para a criança aprender e a gente, adulta, também, além de se divertir”, disse. Rosilene estava com o filho Heitor, de 3 anos.

Para o titular da Sema-DF, Sarney Filho, que já foi ministro do Meio Ambiente durante o governo Michel Temer, a ameaça ao Cerrado tem sido constante. “O Cerrado talvez seja, hoje, o bioma mais pressionado pelo agronegócio. Portanto, é preciso que a gente tenha muito cuidado em promover a sustentabilidade, ou seja, a produção com responsabilidade, mantendo e preservando as nossas nascentes, as nossas bacias, a vegetação de mata ciliar em nossos rios. Isso é muito importante”, afirma.

Ele ressaltou que a “mudança climática é global e veio pra ficar”, e acrescentou: “É preciso que a gente faça adaptações, que significam preservar, plantar e conhecer. Quem conhece preserva”.

Aderindo à data comemorativa, a Universidade de Brasília (UnB) oferecerá uma série de atividades, como aulas de culinária com ingredientes típicos do Cerrado e de fotografia de aves do bioma. Mais informações podem ser conferidas através da página do Facebook Semana do Cerrado – UnB, do Instituto de Ciências Biológicas.

Segundo maior bioma natural do país, o Cerrado abrange 12 unidades federativas – além de conter encraves no Amapá, em Roraima e no Amazonas -, ficando atrás apenas da Amazônia, no quesito dimensão. Sua área de extensão soma mais de 2 milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro, o que equivale a quase 24% do país.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 

Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Social LikeBox & Feed plugin Powered By Weblizar



Parcerias