Uniceplac oferecerá orientação vocacional/profissional gratuita para estudantes do Gama

Ricardo Callado09/09/20196min

O Projeto Orienta será conduzido por estudantes de psicologia do 6º e 7º semestre, em escolas da rede pública e particular, a partir de setembro

O Uniceplac inicia neste mês de setembro o “Projeto Orienta”, uma iniciativa do curso de psicologia, cujo intuito é auxiliar jovens e adolescentes a decidir qual curso superior escolherão ao concluir o Ensino Médio. Sob supervisão dos professores do curso, 45 alunos da universidade – do 6º e 7º semestre – participarão da iniciativa que ocorrerá em escolas das redes pública e particular do Gama.

O projeto chegará às escolas para realizar orientações acerca da escolha profissional. “A ajuda que ofereceremos virá por intermédio do uso de técnicas e instrumentos que a psicologia dispõe. Ao mesmo tempo em que daremos suporte aos adolescentes, iremos capacitar também os nossos alunos da graduação a trabalharem tais instrumentos, para adquirirem mais esta competência profissional”, explica Wladimir Rodrigues, professor do curso e coordenador do Projeto Orienta.

De acordo com Rodrigues, a orientação vocacional/profissional pode ser dividida em princípios como compreensão de si mesmo, conhecimento de requisitos e condições de sucesso, além de uma resultante destes dois fatores. O processo guia para a escolha do curso e ajuda o indivíduo a tomar decisões mais conscientes sobre o que pretende estudar em seu ensino superior.

“Busca-se auxiliar o indivíduo na descoberta de seus conhecimentos e de suas habilidades, assim como conhecer as fontes de treinamento para aprimorar as suas competências profissionais. O indivíduo pode ampliar as suas possibilidades quando possui o direcionamento correto, o que o deixará preparado para diferentes cenários em sua vida profissional”, complementa.

Na prática, este processo ajuda o indivíduo a lidar com toda a ansiedade gerada por este momento da vida, além de auxiliar na escolha das profissões que estão mais próximas às suas características.

Para Thais Cristina, estudante de psicologia do 6º semestre da Uniceplac, a participação dos jovens possibilita que os estudantes do Ensino Médio identifiquem áreas de atuação, assim como ajudam a diminuir as inseguranças e ansiedades referentes ao futuro profissional.

“Notamos, através de outros projetos realizados nas escolas do Gama, a necessidade de trabalharmos com essas iniciativas, pois o assunto é bastante demandado e interfere diretamente na saúde mental do aluno”, pontua Cristina.

A estudante ainda conta que, antes de optar por psicologia, não havia recorrido à orientação vocacional/profissional, o que dificultou a escolha do curso. “Se na minha escola houvessem projetos como este, acredito que eu não teria começado por outros cursos, nos quais eu não fui feliz, mas fazia porque era o que os outros achavam melhor para mim”.

O Projeto Orienta levará em consideração as características da personalidade do aluno e, também, história de vida, meio social e possibilidades reais para seguir em determinadas carreiras. Os alunos levarão em conta as habilidades que os adolescentes já possuem e os tipos de desenvolvimento que poderão obter a partir dessas aptidões que estão presentes, e/ou que podem ser desenvolvidas.

Sobre o Uniceplac – Fundado há mais de três décadas por Apparecido dos Santos, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac tem seu perfil caracterizado pela perseverança em proporcionar educação com altos padrões de qualidade, o que já lhe garantiu nota máxima no MEC. O Centro possui 27 cursos de graduação, sendo estes: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Letras-Português, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Pedagogia, Radiologia, Sistemas de Informação e Relações Internacionais.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.


Sobre o Blog

Com 15 de existência, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Social LikeBox & Feed plugin Powered By Weblizar



Parcerias