Tecnologia apresentada pela Emater-DF melhora manejo de dejetos suínos e reduz consumo de água

Ricardo Callado16/05/20192min

Espaço da Agricultura Familiar, na AgroBrasília 2019,  incentiva criação de suínos

Nesta 12ª edição da AgroBrasília, o Circuito de Suinocultura, localizado no Espaço da Agricultura Familiar, traz a tecnologia da cama sobreposta como proposta para um manejo de dejetos adequado e com uso racional da água, na criação de suínos. Organizado pela Emater-DF, o espaço deve receber cerca de três mil pessoas durante a feira, que acontece entre os dias 14 e 18 maio.

Segundo Cláudia Coelho, extensionista rural e zootecnista da Emater-DF, o descarte dos dejetos é um dos pontos críticos da criação de suínos.  O descarte dos resíduos sem tratamento é crime ambiental. “A vantagem da cama é a economia de água, porque evita lavar a instalação diariamente, como seria o correto”, afirma a zootecnista.

Feita com material seco, que faz a absorção desse dejeto, a cama sobreposta também diminui os odores e reduz a incidência de moscas. “Depois a cama é recolhida e ainda pode ser usada como adubo orgânico, sendo excelente para adubação”, diz.

Cortes nobres de carne suína

Outra ação para fortalecer a cadeia produtiva da suinocultura, é a apresentação dos cortes nobres da carne suína para o público consumidor. “Quando se fala em carne suína, a gente pensa em pernil, joelho do porco e costelinha, então nós vamos mostrar picanha, filé mignon, alcatra e divulgar esses cortes nobres da carne suína”, explica Cláudia.

O objetivo é trazer, além das tecnologias de criação de suínos, uma valorização da carne de porco como incentivo para o consumo e criação. O Circuito da Suinocultura funcionará no Espaço da Agricultura Familiar entre os dias 14 e 18 de maio, de 9h às 17h.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias