Rollemberg é criticado por apagão de gestão: “O governo anterior era incompetente, mas este é cruel”

Ricardo Callado19/06/20185min

O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), pediu que o ofício do sindicato seja encaminhado para a Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Casa para a avaliação de providências de ação de Rollemberg que prejudica servidores da Saúde

A Câmara Legislativa foi palco na tarde desta terça-feira (19) de pesadas críticas ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e a sua gestão que, segundo pesquisas, é a pior avaliada da história do Distrito Federal. Deputados distritais usaram o microfone da tribuna da Casa para criticar a situação de áreas prioritárias do governo. A saúde foi um dos principais temas dos pronunciamentos.

O deputado Wellington Luiz (MDB) destacou ofício protocolado pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde/DF), em que se denuncia a suspensão de fornecimento de desjejum pelo GDF durante o turno de trabalho nos hospitais públicos. “Isso é crueldade e covardia”, disse, ao pedir a garantia de fornecimento de desjejum e de ceia/janta para os servidores.

“O governo anterior era incompetente, mas este é cruel. Essa é uma economia ‘porca’ e burra, já que os trabalhadores vão perder mais tempo de serviço ao saírem para se alimentar”, afirmou a deputada Celina Leão (PP). Além disso, a distrital lamentou que o governo tenha cortado, também, a refeição fornecida aos acompanhantes dos pacientes. “Esses estão passando fome”, contou.

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT), pediu que o ofício do sindicato seja encaminhado para a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Casa para a avaliação de providências.

Ainda com relação à situação da saúde no DF, o deputado Rafael Prudente (MDB) destacou o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho II no último final de semana. “A população não pode nem ficar doente”, ironizou.

Segurança

Já o deputado Cláudio Abrantes (PDT) levou ao plenário a situação de outra área prioritária: a segurança pública. O parlamentar repercutiu reportagem da TV Globo sobre a redução da taxa de solução de homicídios na unidade federativa.

Segundo ele, esse índice, que já chegou a 80%, deve estar, pela primeira vez na história, abaixo de 50% no final do ano. “É uma taxa essencial para a segurança pública, pois é preciso identificar, processar e punir os culpados”, argumentou. Para Abrantes, a diminuição no percentual reflete “o mal” que o GDF tem feito à Polícia Civil.

Esporte

O deputado Julio Cesar (PRB) reclamou da não instalação do sistema de aquecimento nas piscinas dos centros olímpicos. De acordo com o distrital, foram destinados recursos por meio de emendas e já foi licitada a compra dos equipamentos, mas o maquinário está parado por um problema nas fiações.

“Isso é dinheiro público jogado no lixo”, apontou. O líder do governo na CLDF, Agaciel Maia (PR), se comprometeu a levar a reclamação aos responsáveis. E Julio Cesar adiantou que pretende acionar o Tribunal de Contas do DF para fiscalizar a situação.

DER

Wellington Luiz fez questão de tratar, também, da “perseguição” sofrida por diversos servidores do Departamento de Estradas de Rodagem.

Conforme apresentou, diversos engenheiros têm sido exonerados após a queda de parte do viaduto da Galeria dos Estados, ocorrida em fevereiro passado. “A atual gestão desestruturou a área de projetos do órgão”, afirmou.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.


Sobre o Blog

Com 15 de existência, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Social LikeBox & Feed plugin Powered By Weblizar



Parcerias