23/06/2018 Brasília - DF 17°C

Raissa Rossiter se lança pré-candidata à Câmara dos Deputados

Ricardo Callado13/06/20189min

Carioca, criada em Pernambuco e residente em Brasília há 21 anos, Raissa Rossiter é casada, mãe de três filhos e profissional de destaque em sua área de atuação. Não se sente mais, nem menos especial por isso. Como mãe, mulher e trabalhadora trilhou sua trajetória enfrentando a múltipla jornada comum a maioria das cidadãs do nosso país. Reconhece, porém, que atender a tantas expectativas e prosperar exige muita dedicação e nem sempre a vitória é mera questão de esforço. Afinal, poder contar com o respeito e consideração do Estado é o mínimo que as mulheres devem esperar de uma sociedade contemporânea para que deem o seu melhor. Aliás, este é um direito constitucional que Raissa quer fazer valer, efetivamente — “Mulheres precisam ocupar mais espaços, mais posições de liderança, na política e nas instituições, para exercer plenamente o seu potencial. Em quantidade e qualidade, sim. A sociedade brasileira precisa acordar para essa questão, que pode ser decisiva para a nossa transformação em um país mais justo, próspero e sustentável.”

Ex-subsecretária de Política para Mulheres no Governo de Brasília, órgão à frente de políticas públicas de defesa e promoção dos direitos das mulheres, Raíssa é pré-candidata à deputada federal pelo PSB-DF e tem como base as mesmas lutas que travava por meio de seu trabalho e que defende em seu dia a dia como cidadã.

No topo de suas prioridades está o enfrentamento às violências contra as mulheres e à desigualdade de gênero e raça. Para ela, esta é uma questão elementar, por isso merece destaque, mas não é mais importante que tantas outras batalhas que ela considera fundamentais para o pleno desenvolvimento da sociedade. Entre elas: a promoção da autonomia econômica com fomento ao empreendedorismo e à inovação, com foco no artesanato e na economia criativa e solidária; inclusão das temáticas de gênero e raça na educação pública e privada; redução da violência no país; fortalecimento de estratégias de fomento à economia local; ampliação e melhoria das condições de mobilidade da população, otimização na aplicação dos recursos na saúde e a elevação dos padrões de atendimento e a proteção e promoção da sustentabilidade ambiental.

Com mais de 30 anos de dedicação à vida pública e acadêmica, Raissa sempre se movimentou de forma cidadã. Possui larga experiência como gestora estadual e nacional de organizações paraestatais como o Sistema Sebrae e o Sistema Indústria (CNI/SESI/SENAI/IEL), tendo contribuído na área de gestão com ênfase em políticas e programas para o desenvolvimento econômico e social. Sua contribuição envolveu, principalmente, empreendedorismo, gestão de pequenos negócios, educação e cultura empreendedora, tecnologia e inovação, estratégias em redes colaborativas, internacionalização, economia solidária e comércio justo. O conhecimento adquirido levou-a a ser professora da Universidade de Brasília – UnB na área de Empreendedorismo e Inovação da Escola de Empreendedores do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico.

Aliás, o conhecimento é sua grande paixão: tanto adquirir quanto compartilhar. Ela que trilhou uma rica vida acadêmica, busca o aperfeiçoamento, constantemente. Graduada em Sociologia, com Bacharelado e Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), seguiu para a Inglaterra como bolsista selecionada pelo Programa Chevening, tendo alcançado o Prêmio “TOP Student”. Lá, na conceituada University of Bradford School of Management, tornou-se doutora em gestão, mestre em Administração com ênfase em Marketing e fez, ainda, pós-graduação em Métodos Avançados de Pesquisa. No Brasil teve o seu mestrado revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco, onde também concluiu uma pós-graduação em Planejamento e Administração de Recursos Humanos pela Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE.

Como professora lecionou em vários cursos de graduação e pós-graduação em Instituições de Ensino Superior como a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), em São Paulo, a Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e o Centro Universitário de Brasília – UniCeub. Entre as disciplinas lecionadas, Sociologia, Psicologia Industrial I e II, Administração de Marketing, e Administração de Recursos Humanos. Seu know-how em áreas de gestão, pequenos negócios, empreendedorismo, inovação, marketing e educação empreendedora também foi disseminado em palestras e conferências Brasil e mundo afora.

“Minha trajetória de vida, sempre pautada por lutas, conquistas e ações voltadas ao bem comum, me habilitou a contribuir na esfera da política, terreno que precisa definitivamente ser ocupado por mais mulheres brasileiras. O tempo é este. Desejo fazer parte desta transformação!”

A POLÍTICA

Raissa despertou para a política, no sentido de se filiar a um partido e envolver-se com as pautas de uma legenda, em 2009. Atraída por tantos pontos de convergência com a então senadora Marina Silva, filiou-se ao Partido Verde no DF e chegou a ser pré-candidata ao governo de Brasília. Ajudou na construção e fundação da Rede Sustentabilidade ao lado de Marina, mas com a recusa do registro do novo partido junto ao TSE, migrou para o PSB – Partido Socialista Brasileiro.

Como dirigente da Rede Sustentabilidade filiada ao PSB-DF, participou ativamente da elaboração do Plano de Governo do então candidato Rodrigo Rollemberg, das atividades de campanha majoritária, e, após a sua vitória, fez parte de uma das equipes de transição.

Raissa integra o Governo do Distrito Federal desde outubro de 2015. Foi chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Planejamento da Controladoria Geral do Distrito Federal, passando a atuar como Secretária-Adjunta de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos da SAMIDH/SEDESTMIDH. Desde abril de 2017 atuava como Subsecretária de Políticas para Mulheres.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias