17/06/2019 Brasília - DF 24°C

Presidência da Câmara Legislativa se encaminha para Rafael Prudente

Ricardo Callado29/12/20183min
Deputado Rafael Prudente
Os deputados Rafael Prudente (MDB) e Rodrigo Delmasso (PRB) entraram num acordo, e o primeiro deve ser escolhido como presidente da Câmara Legislativo para o biênio 2019-2020, o segundo será o vice. A eleição, que será feira entre os deputados da nova legislatura, acontece na manhã de 1º de janeiro.
No mesmo dia deve ser oficializada as lideranças das 11 comissões permanentes, que analisam as propostas antes do crivo do plenário. Os cargos são peças-chave para as negociações com o Palácio do Buriti.
Além de Prudente, disputa Na disputa a Presidência da Câmara Legislativa o deputado Cláudio Abrantes (PDT). Os dois fazem parte da base de apoio do governador de Ibaneis Rocha (MDB), que conta ainda com outros 16 deputados.
Como Delmasso na vice-presidência, à frente das três secretarias executivas ficarão Iolando (PSC), Robério Negreiros (PSD) e João Cardoso Professor-Auditor (Avante).
Após a eleição da Mesa, o grupo permanecerá unido em um único bloco parlamentar a fim de realizar as indicações para as comissões. Pelos critérios de proporcionalidade, os distritais que o integram poderão definir os titulares de quatro das cinco cadeiras de cada comissão e, nos colegiados, terão maioria para referendar as respectivas lideranças, desenhadas nos últimos dois meses.
Claudio Abrantes não sairá derrotado na disputa, o governador Ibaneis Rocha pretende convidá-lo para assumir a liderança do governo na Câmara Legislativa. O parlamentar declarou apoio a Ibaneis desde o início da corrida eleitoral, mesmo seu partido tendo apoiado o candidato à reeleição Rodrigo Rollemberg (PSB).

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias