Parlamentares se comprometem em avançar com a pauta da Ciência e Tecnologia

Ricardo Callado04/07/20196min
Representantes de instituições acadêmicas e ciência, tecnologia e inovação (ICT&I) compareceram em peso para prestigiar lançamento da Frente Parlamentar

O Salão Nobre do Senado Federal foi o local escolhido para o lançamento da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (03). Deputados e senadores reafirmaram o compromisso de avançar com a pauta desses temas no legislativo federal. A Frente será presidida pelo senador Izalci Lucas (PSDB/DF) e o vice-presidente será o deputado Vitor Lippi (PSDB/SP).

As obras de artes e móveis do local impressionaram os dirigentes das instituições acadêmicas e de ciência, tecnologia e inovação (ICT&I) que lotaram o salão para o lançamento da Frente. Na abertura da solenidade, foram elencadas as conquistas do grupo como o Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/16) e a aprovação da Emenda Constitucional nº 85 que acrescentou os termos tecnologia, pesquisa e inovação na Constituição Brasileira.

A Frente Parlamentar terá 207 parlamentares, sendo 165 deputados e 43 senadores e um dos seus principais objetivos é incentivar o setor produtivo e de ciência, tecnologia e inovação de todo o Brasil.

O presidente da Frente, senador Izalci Lucas destacou que os parlamentares vão se empenhar para estimular a pesquisa e divulgar a importância do setor para a população. O parlamentar também ressaltou que é necessário melhorar os recursos para as bolsas. “Não tem como um pesquisador se manter recebendo uma bolsa de R$ 1,5 mil a R$ 2,2 mil. É por isso, que muitos pesquisadores vão embora. Os institutos estão sem mão-de-obra e os trabalhos estão parados”, disse Izalci.

Em seguida, o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT/BA) enfatizou que o conhecimento é a base de tudo. “Esse é o maior patrimônio de uma nação. Vamos trabalhar para garantir o futuro do Brasil”, afirmou o presidente da comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicações e Informática da Câmara dos Deputados.

Já o senador Vanderlan Cardoso (PP/GO), presidente da comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicações e Informática do Senado Federal, citou algumas viagens que fez pelo mundo e salientou que os países que investem em ciência, tecnologia, pesquisa e inovação são os que mais se cresceram. “Estive na China e pude perceber que temos que seguir o exemplo de países desenvolvidos que priorizam o investimento em ciência e tecnologia para alavancar o desenvolvimento”, destacou.

O vice-presidente da Frente Parlamentar, deputado Vitor Lippi (PSDB/SP) lembrou que há muitos desafios a serem vencidos. “Não há outro caminho para o desenvolvimento que não seja o uso do conhecimento. Temos que incentivar a pesquisa e a inovação, pois temos grandes oportunidades e desafios pela frente com nossa rica biodiversidade e a internet das coisas. Temos um plano e precisamos executá-lo que é unir universidades e empresas para identificar as necessidades do país”, apontou o parlamentar referindo-se ao projeto dos Centros de Desenvolvimento Regional (CDR).

A importância de se trabalhar em equipe foi lembrada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes. “Temos uma capacidade gigantesca de crescimento nesse setor e precisamos discutir soluções e ideias em equipe. A Frente está de parabéns pela iniciativa de querer contribuir para pavimentar o futuro”, observou o ministro.

Ao final da solenidade, o senador Izalci Lucas anunciou a instalação da Frente Parlamentar e convidou os presentes para a audiência pública na comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, no próximo dia 17, para discutir a questão dos recursos humanos do setor. Em seguida, foi oferecido um coquetel pela Secretaria Executiva da Frente, a Associação Brasileira das Instituições Pesquisa Tecnológica e Inovação – Abipti.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.


Sobre o Blog

Com 15 de existência, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Social LikeBox & Feed plugin Powered By Weblizar



Parcerias