OPINIÃO | Carta Aberta de Ibaneis é bem recebida por deputados distritais

Ricardo Callado21/08/20194min

Por Ricardo Callado

O governador Ibaneis Rocha divulgou, nesta terça-feira (20), uma Carta Aberta à Câmara Legislativa. No texto, pede desculpas aos deputados distritais por um incidente acontecido no dia anterior.

Após bater boca com o deputado Fábio Felix (PSOL), o governador chamou o deputado de ‘esquerdista’ por discordar da gestão compartilhada na rede pública de ensino.

A carta do governador faz a política do Distrito Federal subir um degrau nas relações entre os poderes Executivo e Legislativo. Mostra a disposição ao diálogo e o respeito aos pensamentos divergentes. E foi bem recebida pelos parlamentares.

Uma carta de desculpas mostra respeito e consideração. Cordialidade e educação. Demonstra não apenas que o governador mede os seus atos, mas aprende com os seus erros.

As divergências entre nossos representantes é normal na democracia, principalmente entre políticos que estão em lados ideológicos opostos. O governo faz o seu papel, assim como a oposição. E todos devem ter como meta os interesses da população.

Essas situações mostram a necessidade da sociedade brasiliense se informar e ficar vigilante pois, quando os poderes falham, é a cidadania quem deve oferecer as respostas. O cidadão é o grande responsável e beneficiado pela democracia e deve sempre lutar por ela.

Não há um código que aponte como deve ser a relação ideal entre os poderes, mas o mínimo que se espera deles é harmonia e diálogo, o que foi vislumbrado na carta do governador.

É de se desconfiar do governador que aprova todos os projetos por unanimidade. É preciso sempre saudar as boas e construtivas divergências. Sejam elas embasadas na vida real das pessoas, independentemente de vitórias ideológicas.

A pauta de qualquer chefe de Executivo não pode ser outra que não feita de reformas. Todos que desejam mudar a realidade de sua cidade precisam pautar suas ações em reformas, pensando no melhor resultado para todos. É o caso da gestão compartilhada na escolas públicas, que tem excelente aceitação da sociedade brasiliense.

As divergências devem fazer do governante um ser humano e político melhor.

O Executivo e o Legislativo devem andar juntos, para a solução dos problemas e visando ao crescimento da cidade. Pedimos apenas que os dois poderes lancem os olhos mais para o que une a população, do que para o que nos separa. É preciso que os dois poderes trabalhem em absoluta harmonia, transparência e, acima de tudo, num estímulo permanente à participação popular.

A relação entre a Câmara e o GDF é das melhores, tendo sido abalada apenas por problemas pontuais. Pequenos incidentes que podem ser resolver de forma harmoniosa.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 

Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Social LikeBox & Feed plugin Powered By Weblizar



Parcerias