Ministro das Relações Exteriores da Alemanha e representantes do empresariado alemão se reúnem em Brasília

Ricardo Callado02/05/20198min
Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas

Encontro com representantes da Câmara Brasil-Alemanha aconteceu um dia antes de reunião com o presidente Jair Bolsonaro 

Em visita ao Brasil, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, se reuniu na segunda-feira (29) com representantes da Câmara Brasil-Alemanha em Brasília. A iniciativa diplomática de Maas, que atualmente também é presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, visa fortalecer as relações econômicas, culturais e políticas com a América Latina.

Representando o empresariado alemão no Brasil, participaram do encontro os executivos Philipp Schiemer, presidente da Câmara Brasil-Alemanha e presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina; André Clark, presidente e CEO da Siemens no Brasil; Maite Leite, Chief Country Officer do Deutsche Bank Brasil; Manfredo Rübens, presidente da BASF para a América do Sul; Dr. Gerhard Haase presidente da Wintershall; Andreea Pal, CEO da Fraport; Claudio Guenther, presidente da STIHL do Brasil e Thomas Timm, vice-presidente Executivo da Câmara Brasil-Alemanha.

Durante o encontro os representantes da Câmara entregaram ao ministro Maas duas publicações preparadas especialmente para a ocasião de sua visita ao Brasil.

A brochura Propostas Construtivas para o fortalecimento das relações econômicas entre o Brasil e a Alemanha entregue ao ministro tem como objetivo mostrar ao político as áreas que ainda devem ser desenvolvidas em cooperação bilateral. As sugestões de assuntos que deveriam ser retomados durante conversas entre os dois países englobam o fechamento rápido de um Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia; a retomada das conversas sobre o Acordo de Bitributação entre o Brasil e a Alemanha; a implementação da Formação Profissional Dual segundo o modelo alemão no Brasil; a cooperação reforçadas nas áreas de Digitalização/Indústria 4.0 e Energia, assim como a cooperação bilateral em relação ao tema de Diversidade. Para o empresariado alemão é importante que sejam realizadas, o mais breve possível, as 2as Consultas Governamentais entre o Brasil e a Alemanha.

Desde 2008, o Brasil é o único país da América Latina com o qual a Alemanha mantém uma parceria estratégica. Ao todo, mais de 1.600 empresas alemãs estão atualmente instaladas no Brasil. Juntas elas representam ca. De 10% do PIB industrial brasileiro e geram 250.000 empregos diretos e cerca de 1 milhão de empregos indiretos. Além disso, São Paulo é o maior polo industrial alemão fora da Alemanha.

Confira a brochura clicando aqui.

Adicionalmente, o ministro recebeu a publicação bilingue Diversidade no Brasil que destaca as atividades das empresas alemãs no Brasil na área de gestão da diversidade, reunindo cases de sucesso e best practices para inspirar outras empresas a investir no tema.

O material reúne ainda artigos de autoridades dos dois países engajadas no tema, como Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência Física; Dr. Georg Witschel, embaixador da Alemanha em Brasília; Theo van der Loo, presidente do Comitê de Diversidade da Câmara Brasil-Alemanha e ex-CEO da Bayer; Dr. Christoph de Oliveira Käppler, da Universidade Técnica de Dortmund, Faculdade de Ciências da Reabilitação; Dra. Anette Windmeisser, chefe da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável.

A publicação está disponível clicando aqui.

 

Sobre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo):

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. É a instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre países.

Suas atividades englobam ações como eventos, seminários e congressos sobre diversos temas, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de Formação Profissional, Inovação, Inclusão, Mineração, Meio Ambiente, Energia e Eficiência Energética.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo congrega 800 associados, entre empresas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior. Juntas representam cerca de 10% do PIB industrial brasileiro. A cidade de São Paulo é também o maior polo industrial alemão fora da Alemanha.

Adicionalmente, a instituição faz parte de uma rede de 140 Câmaras alemãs espalhadas por mais de 92 países.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias