Ibaneis participa do primeiro 7 de Setembro como governador

Ricardo Callado07/09/20196min

Ao lado da primeira-dama, Mayara Noronha, chefe do Executivo do DF também levou seu filho caçula, Mateus, ao ato cívico-militar

Por Ian Ferraz

O Brasil celebra neste sábado (7) os 197 anos da proclamação da Independência. Pela manhã, a Esplanada dos Ministérios foi palco do desfile comemorativo com a participação de mais de 4,5 mil pessoas, que se apresentaram para autoridades e público reunido nas arquibancadas montadas para o evento (veja galeria de imagens abaixo). O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e a primeira-dama, Mayara Noronha, assistiram o evento ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, e outras autoridades. O vice-governador Paco Britto também assistiu ao ato cívico-militar.

O governador do DF falou sobre a importância da celebração. “O 7 de Setembro simboliza nossa luta pela liberdade. Agora precisamos avançar para edificação de um Brasil ainda mais digno, justo, e que tenha na democracia os valores éticos e morais capazes de promover um pacto de responsabilidade social com todos os brasileiros e brasileiras. Democracia é prática, paciência, construção. Somos todos protagonistas de uma história que continua, numa comovente sensação de participarmos deste sonho intenso chamado Brasil”, sintetizou Ibaneis.

Fiel à tradição, o desfile do 7 de Setembro exibiu atrações variadas. Entre os destaques, a passagem do Fogo Simbólico – conduzido pelo atleta Altobeli Santos da Silva, 3º sargento da Marinha do Brasil –, a pirâmide humana sobre motocicleta, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, e o desfile de alunos de escolas da rede pública do DF. O grupo da capital detém o recorde mundial por ter apresentado 47 militares empilhados e em deslocamento em uma única moto.

O Esquadrão de Demonstração Aérea – a popular “Esquadrilha da Fumaça” – ficou responsável, mais uma vez, pelo já tradicional show acrobático. No encerramento do desfile, o grupo formado por pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira (FAB) justificam o apelido com desenhos de fumaça no céu de Brasília.

Democracia é prática, paciência, construçãoIbaneis Rocha, governador do DF

O desfile

O 7 de Setembro teve início com a chegada do presidente da República, Jair Bolsonaro, que antecipa a apresentação das honras militares e a execução do Hino Nacional e do Canto do Hino da Independência. Em seguida tiveram início os variados desfiles escolar e aéreo, além das tropas a pé, em mosaico que envolve forças como Marinha do Brasil, Exército e grupamentos de segurança pública do DF. Viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar também foram conduzidas no trecho da Esplanada dos Ministérios bloqueado para realização do ato.

Educação presente

O desfile escolar coordenado pela Secretaria de Educação contou com alunos de diversas instituições de ensino do Distrito Federal e de órgãos vinculados ao governo.

Participaram do evento estudantes e membros do CED 619 de Samambaia; CEF Athos Bulcão; bandas do Guará e Recanto das Emas; Centro Educacional 01 da Estrutural; Corpo Coreográfico e Banda Musical Master de São Sebastião; Centro Educacional 03 de Sobradinho; bandas do Gama, de Santa Maria e de Planaltina; Centro Educacional 308 do Recanto das Emas; Corporação Musical CCI de Samambaia; Centro Educacional 07 de Ceilândia; Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia; Banda Arte Jovem de Ceilândia e Guarda Mirim Social de Brasília.

Atuação conjunta

As forças de segurança do Distrito Federal atuaram de forma integrada nas atividades deste sábado (7). Intervenções no trânsito foram realizadas pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e pelo Departamento de Trânsito (Detran/DF).

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuou com pontos de atendimento no local, enquanto a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) reforçou o efetivo da 5ª Delegacia de Polícia. A unidade de segurança pública é a responsável pela área onde se desenvolveu o desfile.

O Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), foi o responsável por monitorar o evento com câmeras de vídeo.

Hidratação

Além das forças de segurança, o Governo do Distrito Federal se fez presente no desfile de 7 de Setembro com a a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Uma estrutura especial foi montada em pontos estratégicos da Esplanada. O objetivo: distribuir ao público 19 mil litros de água para consumo, providência indispensável em tempos de seca prolongada e consequente baixa umidade do ar.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 

Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Social LikeBox & Feed plugin Powered By Weblizar



Parcerias