Histórias de empreendedorismo marcam o Dia Internacional da Mulher no Distrito Federal

Ricardo Callado26/02/20198min
Rafaela Dornas
Conheça a história de mulheres em Brasília que reinventaram a vida profissional, tornando-se inspiração para outras mulheres que buscam consolidação profissional
O Dia Internacional da Mulher chega para nos lembrar e fortalecer a importância da igualdade de gênero em qualquer parte do mundo. A data de 8 de Março foi marcada por lutas históricas por igualdade e melhores condições de vida e trabalho. Uma luta favorável para o empoderamento feminino que coloca cada vez mais em ascensão, a mulher no caminho promissor de diversas áreas do cenário empreendedor. E, apesar de saber que ainda há um longo caminho a ser percorrido para atingir a equidade de gêneros e respeito às mulheres e suas atividades. Entretanto, é perceptível algumas mudanças já expostas, especialmente no Brasil.

De acordo com dados da Receita Federal, em 2018, cerca de 48% dos cadastros de Microempreendedor Individual (MEI) foram de mulheres. Outro estudo que mostra a evolução da mulher no cenário empreendedor foi feito no último ano pela Rede Mulher Empreendedora (RME), com 1.376 mulheres de diferentes regiões do Brasil. A pesquisa revelou que 85% das entrevistadas são proprietárias de empresa e 15% pensam em empreender.
Em Brasília, podemos acompanhar a trajetória de mulheres que conquistaram seu próprio espaço no cenário empreendedor, tornando-se inspiração para outras mulheres alcançarem seus objetivos profissionais.

Rafaela Dornas 

Além de apresentadora e jornalista há 15 anos na emissora de televisão SBT, a jornalista criou desde 2005 sua própria empresa de audiovisual no Distrito Federal.  A empresa chamada Rafaela Dornas Produções Audiovisual engloba serviços na área audiovisual e a produção do Programa Inside, exibido aos sábados no SBT. O empreendimento que consolidou nome na cidade, deu tão certo que já teve em sua lista de clientes empresas como BRB, UniCEUB, LS Educacional, Universidade Católica, Copacol, Taguatinga Shopping, Conjunto Nacional, GDF, Bob’s, Tim, Claro, Kibon, Finitura, Estúdio Ponto Fashion, Bancorbrás, Delta Medical, Cup Noodles, Luart Calçados, Cia Toy. “Ter me tornado e mpreendedora desde jovem, me fez ter um olhar diferenciado e perspicaz sobre a vida e o mercado de trabalho. É um desafio constante e que te exige muito como pessoa, profissional e mulher. Mas são desafios que trazem muitas recompensas e alegrias!”

Ludmila Thommen

A médica oncologista de 36 anos de idade, que atua no serviço público do DF desde 2014, não se prendeu apenas às demandas da profissão no segmento da medicina, e expandiu os horizontes. A oncologista criou dois grupos de apoio para mulheres em tratamento contra o Câncer no Distrito Federal.
O primeiro intitulado Movimento Vida, surgiu após 11 anos de trabalho na área de saúde. A ideia nascida por meio de uma avaliação feita a partir da história de vida dos pacientes com câncer de mama em tratamento em Brasília. A ação iniciada em julho de 2018 tem como objetivo estabelecer conexões entre médicos e pacientes, proporcionando o esclarecimento sobre a doença e sobre o tratamento.

Outro programa criado por Ludmila é o Clube da Mama. Em parceria com a médica Oncologista Mariane Cunha, as reuniões acontecem com cunho cientifica junto à equipe multidisciplinar uma vez por mês no Hospital Regional de Taguatinga – HRT, onde o objetivo é aproximar toda equipe envolvida no atendimento das pacientes com câncer de mama e criar protocolos de conduta baseados na realidade do Sistema único de Saúde – SUS. “Vivemos em uma era de novas tecnologias e medicamentos, porém sabemos que a realidade do serviço público não anda nessa mesma velocidade, tornando fundamental criar um TIME FORTE voltado para esse perfil de pacientes. É sempre bom poder discutir, ainda que não sejam todos, ma s a maioria dos casos e, assim, conseguir definir a melhor conduta baseada na realidade do serviço. Nossos pacientes merecem o melhor sempre. Tenho muito orgulho destes projetos”, diz Ludmila.

Fernanda La Rocque
Com a gastronomia no DNA, a empresária Fernanda La Rocque, de 43 anos, está, há 18 anos, à frente da rede de restaurantes Carpe Diem, ao lado de seu pai, o chef Fernando La Rocque. Sua carreira profissional começou longe das panelas, na área de informática, mas, em 2001, aceitou o convite do pai e mergulhou de cabeça no novo desafio. Fez pós-graduação em gastronomia e segurança alimentar e construiu uma sólida carreira gerenciando o empreendimento da família.
Para Fernanda, a atividade profissional está intrinsecamente ligada ao seio familiar. Ela herdou da avó e do pai o amor pela cozinha. Enquanto crescia, os dois foram suas maiores referências. “Sempre vi meu pai e minha avó dentro da cozinha e sempre gostei da área. Quando o restaurante abriu, eu ainda estava no segundo grau. Apesar de ser uma adolescente, fui ganhando admiração por essa casa que se consolidou e já tem quase 30 anos. É bacana escutar das pessoas ‘eu vinha aqui com meus pais e hoje trago meus filhos’. Vejo que há essa lembrança afetiva”, analisa.

O lado empresária é só uma das facetas de Fernanda, que é também uma fomentadora da cultura local. O Carpe Diem é conhecido pelos lançamentos e vendas de livros. Muitos escritores brasilienses aproveitam o espaço para divulgar seus trabalhos, gratuitamente. São, aproximadamente, 134 livros por ano. Todos os exemplares lançados na casa estão disponíveis na biblioteca do salão e os frequentadores podem, com autorização, pegar emprestado. A iniciativa nasceu da preocupação em ajudar esses autores que nem sempre recebem o apoio que precisam. Dessa forma, uniu-se, em um mesmo lugar, a alta gastronomia e a literatura. Um verdadeiro presente para os amantes da arte.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias