Governo lança o Portal Gov.br

Ricardo Callado23/08/20194min
Presidente da República, Jair Bolsonaro durante execução do Hino Nacional. Foto: Isac Nóbrega/PR

Expectativa é de que ambiente desenvolvido pelo Serpro gere economia de R$ 6 bilhões até 2022

O presidente Jair Bolsonaro lançou, nesta quinta (22) o Portal Gov.br, ambiente desenvolvido pelo Serpro que vai reunir 3.300 serviços de governo até 2022. Segundo dados de consultoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), após o final da migração, o ambiente deve gerar uma economia de R$ 6 bilhões com redução de custos para o governo e o cidadão. No momento, o ambiente já reúne 315 novos serviços que podem ser acessados totalmente pela web, que vão desde pedidos de aposentadoria e salário maternidade, emissão de carteira internacional de vacinação a procedimentos para importação de vinhos.

“É um marco na modernização do serviço público brasileiro”, anunciou o ministro-Chefe da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, que relatou que o Brasil é o quarto país do mundo no acesso à internet, com cerca de 140 milhões de pessoas conectadas. Segundo o ministro, esse é um público que exige serviços digitais, sendo o portal “uma verdadeira entrega do governo para a população”.

Já o secretário Especial de Desburocratização, Paulo Uebel, afirmou que a estimativa é de que o Gov.br vai economizar 60 milhões de horas anuais para o cidadão brasileiro, que fica livre de filas e da necessidade de deslocamento. Para Uebel o portal “é um trabalho de equipe que honra cada centavo do contribuinte”.

Meu INSS

Na ocasião, também foi lançado o ambiente Meu INSS, que integra o Gov.br e atende a cerca de 90 milhões de contribuintes e beneficiários. “Dos 96 serviços da seguridade social, 90 já foram integralmente digitalizados”, relatou o presidente da autarquia, Renato Rodrigues Vieira. Com o Meu INSS, já é possível obter, de forma totalmente online, o salário-maternidade e a aposentadoria urbana. “É uma nova forma de prestar serviços públicos, mais barata para o Estado e mais eficiente para a população”, avaliou Vieira.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.


Sobre o Blog

Com 15 de existência, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Social LikeBox & Feed plugin Powered By Weblizar



Parcerias