Governo do DF conclui série de testes estruturais na Ponte do Bragueto

Ricardo Callado20/06/20194min

Por Jessica Antunes

O Governo do Distrito Federal concluiu a série de testes estruturais na Ponte do Bragueto nesta quarta-feira (19). O procedimento, realizado com equipamentos de tecnologia avançada, foi executado para avaliar a atual estrutura da ponte antes do início de remodelação do elevado. A medida fornece mais segurança ao projeto que, agora, poderá ser complementado com os resultados das ações feitas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Os primeiros ensaios estático e dinâmico na estrutura da ponte haviam sido realizados na segunda-feira (17). No veículo de prova de carga, uma carreta de aproximadamente 58 toneladas, foram instalados dez extensômetros elétricos ligados a um sistema de aquisição de dados (microcomputador e aquisitor de sinais).

A instrumentação da estrutura monitora os efeitos estruturais, como deslocamentos, vibrações, rotações e deformações, com registro de temperatura ambiente e da construção. Os resultados sinalizam se o projeto executivo de recuperação da ponte está adequado aos impactos previstos ou se há necessidade de pequenas alterações.

80 milÉ a média de veículos que trafegam diariamente na Ponte do Bragueto

“Concluímos os testes e conseguimos reparar os sinais. A princípio, pelos dados coletados, está tudo tranquilo com a estrutura”, informa Maruska Holanda, engenheira da Novacap. O engenheiro responsável pelo projeto da remodelação do elevado acompanhou todas as avaliações. O mesmo procedimento será feito após a execução dos trabalhos, que têm previsão de conclusão em outubro, para reavaliar a estrutura pós-obra.

De acordo com a engenheira, o teste é um procedimento comum, geralmente é utilizado quando uma obra é concluída, tanto de construção quanto de recuperação. “É feito para fazer uma checagem e ver se a execução foi realizada de acordo com o projeto. No caso de hoje, ainda não tem obra. Foi usado para avaliar a situação da estrutura com o projeto a ser executado.”

Para a servidora da Novacap, porém, os ensaios devem se tornar cada vez mais comuns pelo DF “para que tire qualquer dúvida e dê segurança à população quanto às obras e projetos que estão sendo elaborados”.

A Ponte do Bragueto tem 180 metros de comprimento, 29 metros de largura e quatro metros de altura. Ela interliga o Eixo Rodoviário Norte-Sul (DF-002) à Estrada Parque Torto (DF-007): é a única ponte de ligação entre a Asa Norte e o Lago Norte. Por ali, trafegam diariamente cerca de 80 mil veículos.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.


Sobre o Blog

Com 15 de existência, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Social LikeBox & Feed plugin Powered By Weblizar



Parcerias