FAPDF e Microsoft fazem parceria na área de inteligência artificial

22 de abril de 2019

Empresa vai liberar seu conhecimento em Inteligência Artificial para criação de cursos online gratuitos para jovens do DF

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Microsoft do Brasil assinaram um memorando de entendimento para colaboração mútua no âmbito do fomento da educação e formação de jovens do Distrito Federal em Inteligência Artificial.

Em reunião no Escritório da Microsoft Brasil em Brasília, o presidente da FAPDF, Alexandre Santos, o diretor nacional de Tecnologia da Microsoft, Ronan Damasco, e reitores de instituições de ensino superior do DF, assinaram o documento que marca o início da parceria entre as instituições para a criação da Escola de Inteligência Artificial do Distrito Federal. A Microsoft disponibilizará sua base de conhecimento em Inteligência Artificial (IA) para a elaboração de cursos online gratuitos de capacitação para jovens do DF.

“Esse é um momento de festa e que marca nossa aproximação com a Microsoft para nos ajudar nesse desafio de desenvolver competências e habilidades para o século 21 na nossa juventude, em especial, em inteligência artificial. Vamos fazer isso em conjunto porque nós não conseguimos enfrentar esse desafio sozinhos. É preciso unir governo, setor produtivo e academia e agradecemos a confiança da Microsoft na Fundação ao liberar esse conteúdo para a criação desses cursos”, comemorou Alexandre Santos.

Curto prazo

Após a assinatura do memorando, a previsão é que a FAPDF lance, ainda em abril, edital para selecionar instituições de ensino superior para a formatação dos cursos, o que deve ocorrer ainda no 1º semestre de 2019. A ideia é que já no 2º semestre sejam criadas cerca de 120 vagas em cursos gratuitos.

“A Microsoft está há quase 30 anos no Brasil e temos compromisso forte com a área de educação. Temos oito mil pesquisadores voltados para o estudo de Inteligência Artificial, trabalhamos com a proposta ousada de democratizar a IA e essa ação faz parte desse projeto. Acreditamos na inteligência artificial, desde que ela não seja usada para prejudicar o ser humano, queremos que ela seja um aliado para ampliar nossas capacidades e oportunidades”, afirmou Ronan Damasco.

Popularização da ciência

O vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Fábio Guedes Gomes, destacou que a parceria, resultado da iniciativa da FAPDF, merece ser replicada em outros estados: “Precisamos pensar, no âmbito das FAPs, em um programa amplo de popularização da ciência, tecnologia e inovação e essa iniciativa pode ser e deve ser replicadas pelas demais Fundações”, destacou Gomes, que deixou registrada a intenção de estender ações de parceria com a Microsoft para as outras 26 FAPs do país.

Após a assinatura do acordo de cooperação, o presidente da FAPDF anunciou, ainda, que está em tratativas com a Diretoria de Educação da Microsoft para o desenvolvimento de ações voltadas para outras áreas de conhecimento.

*Com informações da FAPDF

Ricardo Callado


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Blog

Com 16 de existência, o Portal do Callado é o 1º site político de Brasília, um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. É um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


ricardocallado@gmail.com

55 61 98417 3487


Curtir isso:

%d blogueiros gostam disto: