Espetáculo Literário “Ser Diferente é Normal!” percorre escolas do DF

Ricardo Callado31/10/20196min

Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), estudantes do SIA, da Estrutural e de Brazlândia terão apresentações gratuitas do espetáculo Ser Diferente é Normal! e oficinas de formação de contadores de histórias com a temática da Diversidade entre os dias 12 e 27 novembro

Repleto de diálogos sobre a importância de estimular a individualidade das crianças e celebrar a diversidade como algo que nos torna únicos, o espetáculo literário “Ser Diferente é Normal!” narra o conflito de um gato e de um cachorro que querem, a qualquer custo, ser diferentes do que são.

As apresentações, que são gratuitas, acontecem entre os dias 18 e 27 de novembro, em seis escolas públicas e espaços culturais localizadas no SIA, na Estrutural e em Brazlândia.

Todo o enredo do espetáculo se dá em função do desejo de mudança e das reflexões de outros animais, que discordam da decisão dos dois, levando-os a reconhecer que a diversidade é uma grande riqueza que faz de cada pessoa um ser único. É na compreensão dessa diversidade que as personagens em conflito percebem e constroem o que verdadeiramente são.

A peça, que tem duração de 40 minutos, é contada em cordel e também aproveita para explorar ritmos brasileiros como o xaxado, o baião e o xote.

Trata-se de uma adaptação – em linguagem cênica musical – do livro “Gente Diferente e Interessante! ”- ganhador do Prêmio Culturas Populares/MEC/Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural/2017, da autora Rose Costa, que também assina o texto e participa da peça.

“Ser Diferente é Normal” faz parte do projeto “Diversidade em Cena”, que busca incentivar a leitura e promover a difusão do respeito às diferenças através de algumas ações como a circulação do espetáculo literário “Ser Diferente é Normal!”, a realização de oficinas de formação de contadores de histórias e sensibilização sobre a temática da diversidade; distribuição da Cartilha Diversidade; promoção de debates após cada espetáculo e doação de exemplares do livro “Gente Diferente e Interessante! ” para as escolas envolvidas.

GRUPO PAEPALANTHUS

Paepalanthus ou Sempre Viva, como é popularmente conhecida, é uma flor do cerrado que permanece sempre florida, mesmo depois de seca. Com o objetivo de manter sempre viva a arte de contar histórias, o Grupo Paepalanthus, composto pelas contadoras de histórias Aldanei Menegaz, Iclélia Maranhão, Míriam Rocha, Rose Costa e Simone Carneiro, reuniu-se em torno das tradições orais, para levar ao público está arte milenar que encanta, fascina, instiga, informa, diverte e aproxima pessoas.

PROGRAMAÇÃO

O espetáculo será apresentado na Escola Classe SRIA no dia 18 de novembro, às 10h e 14h. No dia 19, é a vez dos alunos da Estrutural, que assistirão à peça no Auditório do Centro cultural / CREAS, às 10 e 14h. Entre os dias 20 e 27 de novembro as apresentações acontecerão em Brazlândia. Dia 20, no CENEBRAZ, às 10 e 14h. Dia 22, na Escola Classe 01, no Incra 08, às 10h e 14h. Dia 26, a apresentação será no auditório do Centro de Ensino Médio 01, atendendo a Escola Classe 05 já agendada, às 10h e 14h. Já no dia 27 de novembro a Escola Classe 07 recebe as últimas apresentações, às 10h e 14h. Além disso, as apresentações estão abertas a receber público espontâneo.

As oficinas de Formação de Contadores de História, com a temática diversidade, também acontecerão nas três cidades e serão oferecidas aos profissionais de educação das regiões atendidas pelo projeto. No SRIA, acontecerá no dia 12 de novembro na Escola Classe SRIA, às 8h e às 14h. No dia 13 a oficina chegará à Brazlândia, às 9h e às 13h30 no CENEBRAZ. Por fim, será a vez da Estrutural, dia 14 de novembro, às 10h e às 14h, no Auditório do Centro Cultural/CREAS.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Aldanei Menegaz, Iclelia Maranhão, Míriam Rocha, Rose Costa, Simone Carneiro

Músico: Artur Araujo

Texto: Rose Costa

Direção: Jones Abreu Schneider

Figurino/Cenário: Jones Abreu Schneider

Fotografia: Edite Neiva

Designer Gráfico/ Web: Léo Carvalho

Assessoria De Imprensa: Ísis Dantas (61) 98115-9068

Ser Diferente é Normal!, do grupo Paepalanthus

Escolas interessadas e patrocinadores podem ligar para Aldanei Menegaz (61) 98419-9203

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.


Sobre o Blog

Com 15 de existência, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Social LikeBox & Feed plugin Powered By Weblizar



Parcerias