20/04/2019 Brasília - DF 24°C

Em Planaltina de Goiás, prefeito quer colocar ordem nas finanças e vereadores abrem CPI para investigá-lo

Ricardo Callado20/08/20175min

Por Delmo Menezes – A Prefeitura Municipal de Planaltina de Goiás, uma das cidades do Entorno do DF, vem enfrentando dificuldades financeiras. De acordo com o secretário de Administração e Planejamento, Everaldo Ribeiro, “quase toda a receita do município está comprometida para pagar o funcionalismo público”.

O prefeito da cidade, Dr. Davi Lima, que está à frente do Executivo a cerca de 8 meses, já sobre ameaça de processo de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sem elementos suficientes que justifique tal ação por parte da Câmara dos Vereadores.

Em entrevista ao Agenda Capital, Davi Lima confirmou que a situação financeira do município é extremamente grave e, mesmo assim, uma parcela de servidores públicos orientados pelo sindicato pleiteiam aumento de salário. “Embora eu ache justo a reivindicação dos servidores, no momento a prefeitura não tem como arcar com o reajuste, que segundo cálculos da equipe técnica, gira em torno de R$ 900 mil por mês a mais na folha de pagamento”, disse o prefeito.

De acordo com o prefeito de Planaltina de Goiás, assim que assumiu diminuiu o número de comissionados em mais de 60%, cortando as gratificações, estabelecendo cotas de combustíveis, e diminuindo as despesas dos contratos.  Segundo Davi, “uma série de ações foram realizadas no sentido de colocar as contas em ordem, e mesmo assim ainda não foram suficientes para equilibrá-las”, ressaltou.

Segundo o Chefe do Executivo, a primeira providência ao assumir o mandato, foi solicitar uma auditoria do Tribunal de Contas dos Municípios, que confirmou que a cidade está em colapso financeiro, sendo considerada a que está em pior situação do Estado de Goiás.

Como se não bastasse tudo isso, a prefeitura está sem poder receber repasses federais, devido a inadimplência junto à Previdência Social, herança das gestões anteriores, que não honraram os compromissos, e com isso os projetos que poderiam ser viabilizados, ficam comprometidos.

Primeira cirurgia por meio de videolaparoscopia realizada pelo SUS, no hospital municipal Santa Rita

Apesar de todas as dificuldades que o prefeito Dr. Davi está passando, a pasta da Saúde está conseguindo avanços significativos. Na semana passada, foi realizada a primeira cirurgia por meio de videolaparoscopia da região.

De acordo com o médico Dr. Renato Teixeira, especialista em cirurgia bariátrica por meio de videolaparoscopia, “é um privilégio poder estar em uma cidade do interior, como Planaltina de Goiás, e realizar uma cirurgia totalmente gratuita através do SUS”, disse o cirurgião.

O secretário de Saúde Márcio da Mata, declarou ao Agenda Capital, que as cirurgias regulares já começaram e que somente nesta sexta-feira (18) foram realizadas 09 cirurgias no Hospital Municipal da cidade.

O prefeito que também é médico, confirmou que o ministro da Saúde Ricardo Barros, está empenhado em reformar todo o Hospital Municipal Santa Rita de Cássia e inaugurar a UPA da cidade.

Mesmo diante de todo o quadro caótico financeiro que se encontra a prefeitura, uma pequena parcela de vereadores da cidade, abriu uma CPI contra o prefeito da cidade, sem elementos suficientes que a justifiquem. De acordo com uma fonte que preferiu não se identificar, a CPI tem o objetivo principal, tentar emplacar a vice-prefeita que é mãe do presidente nacional do PROS, que está respondendo por suposto uso abusivo do fundo partidário.

Da Redação do Agenda Capital

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias