Eleições 2018: Frejat, Joe Valle e a chapa dos sonhos para a disputa do GDF

Ricardo Callado07/03/20184min

Por Delmo Menezes – Com a aproximação da data de definição das chapas majoritárias e escolha dos partidos políticos, as conversas de bastidores tem se intensificado nos últimos dias no Distrito Federal. Pré-candidatos ao Buriti começam a lançar seus nomes, como um termômetro para saber se a candidatura vai decolar ou não.

O líder das pesquisa em todos os cenários, Jofran Frejat (PR), tem o apoio incondicional do seu partido tanto a nível regional como nacional. Frejat tem sempre mantido a coerência nos seus discursos, afirmando que aquele que estiver melhor nas pesquisas, será o escolhido do grupo para o Buriti.

O anúncio do lançamento da pré-candidatura do ex-deputado distrital Alírio Neto (PTB) ao GDF nesta quarta-feira (07), sem dúvida nenhuma alterou o tabuleiro político da capital. Abriu-se uma brecha para que novas composições políticas sejam colocadas na mesa.

Uma das negociações em curso, considerada por estrategistas políticos como uma aliança muito forte, seria Jofran Frejat (PR) e Joe Valle (PDT). Nesta composição, Frejat seria o cabeça de chapa e Joe Valle o vice. Neste cenário, Cristovam Buarque (PPS) seria a primeira opção para o Senado, e Chico Leite (Rede) ou Fraga (DEM) como segunda opção. Não é difícil entender que nesta composição, eleitores de centro-direita e centro-esquerda, se uniriam.

A dupla Jofran Frejat e Joe Valle com certeza seria o “dream team” que uniria a experiência com a jovialidade e ambos com ficha limpa. Joe já demonstrou ser um bom executivo nos cargos que ocupou no governo. Apesar de novo, é um político experiente, com bom trânsito tanto na direita quanto na esquerda, tem apoio do setor produtivo, e atualmente é o presidente da Câmara Legislativa do DF. Na sua gestão a frente da Câmara, não teve nenhum problema que pudesse manchar seu mandato.

O médico Jofran Frejat, tem a seu favor uma larga experiência no Executivo, onde ocupou por quatro vezes a direção da Secretaria de Saúde. Eleito por cinco vezes Deputado Federal, Frejat até hoje é o recordista em mandatos pelo DF, tendo participado como constituinte, na elaboração da Carta Magna de 1988. Nas eleições de 2014 faltando pouco mais de 40 dias para o pleito, o ex-secretário de saúde obteve 44,44% dos votos válidos no segundo turno. Tem a seu favor, o “recall” de ter concorrido no último pleito, estando presente na memória do eleitorado.

Como dizia o saudoso Magalhães Pinto:“Política é igual uma nuvem. Você olha está de um jeito, olha de novo e já mudou“.

Da Redação do Agenda Capital

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.


Sobre o Blog

Com 15 de existência, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Social LikeBox & Feed plugin Powered By Weblizar



Parcerias