Eixo Monumental será fechado a 0h desta terça-feira para manifestações

Ricardo Callado12/12/20164min

Protestos terão revistas pessoais para evitar entrada de objetos cortantes ou inflamáveis e madeiras

Atos populares estão previstos para acontecer nesta terça-feira (13), na Esplanada dos Ministérios. Para garantir a segurança dos patrimônios público e privado, de manifestantes e de quem passa pela área central, os dois sentidos do Eixo Monumental, da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto até a altura da L4 Sul, serão bloqueados para o trânsito de veículos a partir de 0h de amanhã. Haverá reforço de revistas pessoais e de policiamento em todo centro de Brasília.

O esquema de segurança e trânsito será semelhante ao empregado no dia 4 de dezembro. A Polícia Militar vai mobilizar inicialmente 600 policiais, podendo chegar até 2 mil. O Corpo de Bombeiros deixará de prontidão 60 homens, e o Detran, um total de 20 agentes de trânsito. A Polícia Civil também vai reforçar a 5ª Delegacia de Polícia Civil onde possíveis flagrantes serão centralizados.

Os manifestantes poderão ocupar apenas o gramado central da Esplanada. Já nas vias S1 e N1 ficarão viaturas e profissionais de segurança pública. O Eixo Monumental só será liberado duas horas depois do fim do protesto, o que deve ocorrer ao término da votação da Proposta de Emenda à Constituição 55, que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, no Senado Federal. Dessa forma, os motoristas têm a alternativa de passar pelas vias S2 e N2, que ficam atrás dos ministérios.

Policiais militares farão revistas pessoais no local e em ônibus que vão levar os manifestantes à Esplanada. A Polícia Rodoviária Federal também foi acionada pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social para vistorias. O objetivo é evitar a entrada de objetos cortantes e inflamáveis, pedaços de madeira e pedras, além de máscaras, no palco da manifestação.

Até o fechamento deste texto, os movimentos populares não haviam comunicado à SSP-DF sobre o protesto. Este protocolo é importante pois, a partir dele, as forças de segurança planejam, por exemplo, a quantidade de policiais suficiente para o evento.

Desde janeiro, a Esplanada dos Ministérios recebeu 143 manifestações que foram previamente comunicadas à SSP-DF. Somente uma não foi pacífica, a do dia 29 de novembro, com a depredação de prédios públicos e carros particulares. O número de protestos, entretanto, pode chegar ao dobro se contar com as situações não protocoladas na pasta.

Vale destacar que toda a Esplanada dos Ministérios será monitorada em tempo real pelas câmeras de segurança conectadas no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, da SSP-DF, que reúne representantes de todos os órgãos envolvidos na operação.

Orientações

Para evitar qualquer incidente, a SSP-DF recomenda uma série de dicas aos manifestantes: não levar objetos cortantes, fogos de artifício ou materiais inflamáveis e hastes de bandeiras; não usar máscaras ou cobrir o rosto com outro material; não levar crianças, mas, se forem, elas devem ser identificadas; e evitar a exposição de celular ou objetos de valor.

Se alguém identificar qualquer atitude suspeita, deve avisar imediatamente o policial mais próximo.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.


Sobre o Blog

Com 15 de existência, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Social LikeBox & Feed plugin Powered By Weblizar



Parcerias