Educação como paradigma de novo conceito de Justiça

4 de abril de 2019

UniCEUB e DPDF firmaram termo de cooperação que permitirá aos alunos de Direito atuarem no atendimento ao público do órgão

Alunos da Clínica de Direitos Humanos do UniCEUB terão a oportunidade de conhecer o trabalho da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e atender ao público no Núcleo de Iniciais. A iniciativa foi viabilizada por meio da assinatura de termo de cooperação técnica entre o UniCEUB e a DPDF, na quarta-feira (03). As ações conjuntas se iniciam já nesta sexta-feira (05), quando os universitários irão visitar a Defensoria, conhecer os projetos e o atendimento.

Presente na solenidade, o reitor do UniCEUB, Getúlio Moreira Lopes, destacou que a atuação entre as instituições visa a transformação social por meio da educação em direitos. “O trabalho de atendimento à comunidade está previsto na responsabilidade social do UniCEUB e fazemos isso de diversas maneiras. Vamos procurar honrar essa parceira e contribuir da melhor maneira possível”, afirmou.

O diretor acadêmico do Centro Universitário, Carlos Alberto, destacou os pontos positivos da parceria: “Esse projeto é vitorioso e tem um reflexo muito grande no meio dos alunos. As oportunidades são sempre colocadas para todos, mas os que conseguem se envolver e se transformar aqui dentro constroem um cenário futuro de um profissional de verdade”.

Na ocasião, a defensora pública-geral do DF, Maria de Nápolis, compartilhou sua experiência. “Já fui estudante e busquei aproveitar todas as oportunidades. Uma delas foi atividade extraclasse em que eu tive contato com pessoas carentes. Ali eu percebi que precisamos conhecer o nosso mundo. Uma coisa é a teoria, outra coisa é a pratica. Aqui os alunos de Direito poderão transformar o conhecimento com base na sociedade de hoje. A DPDF é um laboratório espetacular de conhecimento e os estudantes do UniCEUB serão muito bem vindos”, declarou.

Na prática

O diretor da Escola de Assistência Jurídica (Easjur) da DPDF, Evenin Ávila, apresentou panorama do sistema de Justiça e o avanço das tecnologias no meio. “Temos que ser especialistas em gostar de gente, em entender de diagnóstico social, em fazer a regressão jurídica, social, econômica, executiva, legislativa e encontrar uma saída para levantar o ser humano. Isso é um autor do sistema de Justiça. A educação em direitos é um paradigma de um novo conceito de justiça que foca na cultura de paz, na prevenção, na educação emancipadora em detrimento do controle social que vem sendo desenvolvido no Brasil”, pontuou.

Ávila explicou que, na Easjur, os alunos da Clínica de Direitos Humanos do UniCEUB irão testar a oratória, a persuasão, a empatia e a escuta, entre outras habilidades. Vão conhecer os projetos da DPDF, aprender mais sobre educação em direitos e transformação social. “A educação em direitos é importante porque o Direito nos constitui. Todos precisam conhecer o Direito, mas com uma nova proposta de interação social”, explicou o diretor.

A professora responsável pela Clínica de Direitos Humanos do UniCEUB, Anna Luiza de Castro Gianasi, acompanhou os alunos e agradeceu a cooperação da DPDF no enriquecimento de oportunidades. Para ela, os estudantes estarão ajudando a população assistida pela Defensoria, mas também estarão sendo ajudados, uma vez que se trata de uma excelente oportunidade para a formação profissional e social do operador do Direito. “Estou muito feliz em ver os alunos como protagonistas desse projeto. Todos aqui são igualmente importantes. Esse espaço é de construção de oportunidades”, pontuou.

Ricardo Callado


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Blog

Com 16 de existência, o Portal do Callado é o 1º site político de Brasília, um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. É um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


ricardocallado@gmail.com

55 61 98417 3487


Curtir isso:

%d blogueiros gostam disto: