Distritais debatem atendimento na rede pública de saúde

31 de outubro de 2019

A conclusão de uma auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal que apontou diversas falhas no atendimento a pacientes com Síndrome de Down e epilepsia na rede pública de saúde foi tema do deputado Delmasso (Republicanos) na sessão ordinária da Câmara Legislativa, nesta quarta-feira (30). Do relatório constam, por exemplo, falhas na estrutura e na disponibilidade de medicamentos, apesar de legislação em vigor garantir serviço de qualidade.

“A Secretaria de Saúde precisa dar uma resposta ao tribunal”, observou o parlamentar, acrescentando que encaminhará ofício à pasta pedindo informações. Para ilustrar os problemas apontados pela auditoria, o distrital citou a falta de manutenção de equipamentos básicos – como eletroencefalogramas – e a dificuldade de acesso a medicamentos, como o Gardenal. “Só há um aparelho em funcionamento, no Hospital de Base. No restante da rede, estão quebrados”, comentou.

Delmasso é autor de lei que inclui o canabidiol “como exceção para pacientes com epilepsia”. Ele explicou que, em alguns casos, a cirurgia não é possível, “então, são necessários alguns tipos de remédios para conter crises convulsivas”. Também acrescentou que as medidas que precisam ser tomadas pela secretaria alcançam 83 mil pessoas “que buscam mais qualidade de vida”.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Blog

Com 16 de existência, o Portal do Callado é o 1º site político de Brasília, um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. É um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


ricardocallado@gmail.com

55 61 98417 3487


Curtir isso:

%d blogueiros gostam disto: