Desfile Oficial Suvaco da Asa 2020 – Baile de Debutantes é neste sábado

Callado7 de fevereiro de 20209min

Pioneiro do pré-carnaval brasiliense, o Suvaco da Asa promove seu desfile oficial neste sábado, dia 8 de fevereiro, no Eixo Monumental. Batizado de Baile de Debutante, será o 15º desfile do bloco pelas ruas da capital federal. Trata-se de grande comemoração gratuita, com concentração e dispersão em arena montada no estacionamento da Funarte.

O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). Sete atrações culturais se revezarão na animação dos suvaqueiros.

Programação

A festa começa com a versão infantil do bloco, o Suvaquinho da Asa. Das 10h às 13h, os pequenos foliões participam de brincadeiras, atividades lúdicas e de iniciação musical com a oficina percussiva Vivendo e Batucando, o Bloco Eletrônico Patubatê e o Bloco do Calango Careta.

Na sequência, a DJ La Ursa assume as picapes, fazendo o esquenta para o desfile oficial.

Às 15h, o estandarte 2020 do Suvaco da Asa será posicionado, sinalizando o início do cortejo – uma tradição pernambucana que o bloco brasiliense mantém desde a primeira edição.

Pelo 11º ano consecutivo, a Orquestra Popular Marafreboi puxará o desfile: percurso estacionamento da Funarte/Centro de Convenções/estacionamento da Funarte – o trânsito no local estará parcialmente interditado para o evento.

No retorno, a Marafreboi se apresenta no palco, seguida da Orquestra Alada Trovão da Mata, do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.

encerramento da festa será em grande estilo, a partir das 18h30, com o show da pernambucaníssima Banda Eddie, que acaba de lançar novo trabalho, celebrando seus 30 anos de estrada.

A apresentação deste sábado será um show especial para o público do Suvaco da Asa. Fábio Trummer (guitarra & voz), Urêa (percussão & voz), Andret (trompetes, teclados & samplers), Kiko (bateria) e Rob (baixo) executarão as inéditas do EP Atiça – Lado A e revisitarão todas as fase da Eddie, trazendo para o Planalto Central o clima do carnaval de Olinda – cidade natal do grupo – e o mix sonoro de punk rock, surf music, reggae, frevo e samba que marca as três décadas da banda.

Resistência cultural

Neste ano, a identidade visual do bloco estampa uma fênix. A ave mitológica, que morre no fogo e renasce das cinzas, é uma homenagem da troça carnavalesca a uma de suas diretoras e fundadoras, a Galega, que se recupera de um problema de saúde.

A ave representa ainda a Cultura, os produtores e artistas nacionais. Alvos de ataques sistemáticos do Poder Público – com perdas significativas de incentivo e recursos, além de desmonte dos órgãos responsáveis pelas políticas culturais do país –, nós resistimos, renascemos das cinzas e nos reinventamos a cada dia.

Daí, a arte trazer as cores (vermelha e amarela) do bloco pernambucano Eu Acho é Pouco, exemplo de persistência (são quase 44 anos de folia) e resistência às investidas contra a Cultura em Pernambuco e no Nordeste brasileiro. Afinal:

Todos esses que aí estão
atravancando meu caminho,
eles passarão…
Eu passarinho!

Mário Quintana

O Suvaco da Asa

Anualmente, o desfile oficial do Suvaco da Asa ocorre 15 dias antes do Sábado de Zé Pereira (o sábado de carnaval propriamente dito). A Troça Carnavalesca Mista Suvaco da Asa (nome oficial do bloco) surgiu em 2006, a partir da iniciativa de um grupo de amigos saudoso do carnaval de Recife. O bloco é pioneiro na folia prévia de Momo na capital federal.

Até 2015, o bloco desfilou pelas ruas entre o Cruzeiro Velho e o Sudoeste Econômico. A partir de 2016, os desfies passaram a ser no Eixo Monumental, com concentração próxima à Funarte.

Serviço:
Desfile Suvaco da Asa 2020 – Baile de Debutante
Sábado, dia 08/02/2020
Local – Estacionamento da Funarte, Eixo Monumental
10h às 13h – Suvaquinho da Asa (bloco infantil)
15h – Desfile do Suvaco da Asa. Percurso: Funarte-Centro de Convenções-Funarte
18h30 – Show de encerramento com a Banda Eddie (PE)

Realização – Suvaco da Asa e Beco da Coruja Produções
Patrocínio – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Blog

Com 15 de existência, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


ricardocallado@gmail.com

55 61 98417 3487


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial