Coluna do Callado| Drácon atinge instituições e processos administrativos são abertos

Callado9 de março de 20177min

Na berlinda

Depois de atingir a Câmara Legislativa, a Operação Drácon começa a fazer os primeiros estragos em outra instituição. Alguns integrantes da força tarefa que atua no caso, estão respondendo a processo administrativo, onde são investigados as condutas na elaboração de provas. Investiga-se, entre outras coisas, se houve enxerto de nomes nas degravações dos áudios feitos pela deputada Liliane Roriz (PTB).

Afastamento

Pelo menos um dos integrantes foi afastado de forma consensual da Operação Drácon. O afastamento ocorreu, mas não foi formalizado porque deixaria rastro. Outros estão sendo investigados pela própria instituição, em procedimentos administrativos internos e reservados. Como está sob sigilo, não citamos o nome da instituição, nem dos envolvidos.

Princípios do governo

Para o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, as empresas públicas devem seguir os princípios constitucionais, considerando a crise econômica do País. Sampaio explica que os supersalários contrariam a lógica da administração pública. “Mesmo com a autonomia financeira, as empresas devem se subordinar aos princípios do governo.”

Transparência nos salários

O secretário reforçou que a transparência nos salários das empresas foi exigência do Executivo. “Lutamos para não conceder reajustes desse tipo e acreditamos que isso é uma demanda da sociedade”, enfatizou.

Remunerações integrais

A determinação é que todas as empresas divulguem suas remunerações integrais na internet para acesso fácil da população. Assim, segundo Sampaio, será possível avaliar melhor e cobrar medidas, inclusive do governo.

CPI da Saúde

O deputado Wellington Luiz (PMDB) disse que a Câmara Legislativa precisa entender que a Operação Drácon “é uma armadilha” para os distritais. Segundo ele, o processo da operação está sendo utilizado para constranger pessoas e desviar o foco do governo. “Não vou desistir da CPI da Saúde. Isto agora é uma questão de honra para mim”, afirmou.

Abre, fecha e reabre

Presidente da CPI, Wellington Luiz teve dificuldade em abrir a reunião da CPI da Saúde na manhã destsa quinta-feira. Por falta de quórum, ele deu bronca nos faltosos. Estava presente apena Wasny de Roure. A sessão foi encerrada, mas logo depois chegaram os depsutados Robério Negreiros e Lira. A sessão acabou reaberta.

Adote um Distrital

A atuação dos deputados distritais Ricardo Vale (PT) e Rafael Prudente (PMDB) para brecar as investigações da CPI dos Transportes, segundo o Correio Braziliense, motivou a abertura de um inquérito que tramita no Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF. A responsabilidade da investigação é do Ministério Público do DF. Segundo o jornal, interceptações telefônicas indicaram que, como integrantes do colegiado, os parlamentares tentaram atrapalhar as apurações da comissão a fim de blindar os respectivos partidos. O MPDFT, responsável pela investigação, analisa se os dois políticos cometeram crime de prevaricação. Como a pena é baixa, o órgão ofereceu uma transação penal para extinguir o caso. A defesa dos acusados ainda estuda a proposta. A ONG Adote um Distrital deve analisar o caso.


ENQUANTO ISSO…

# A deputada Celina Leão (PPS) fez um longo discurso na sessão ordinária da Câmara Legislativa desta quarta-feira (8) sobre os áudios da Operação Drácon divulgados no final de fevereiro.

# Segundo ela, as falas foram “pinçadas”: “Como não tinham nada para falar, disseram que eu estava montando um dossiê contra o governador e contra o deputado Chico Vigilante (PT)”.

# O deputado Agaciel Maia (PR) saiu em defesa do deputado Chico Vigilante (PT) e do governador Rodrigo Rollemberg.

# Para o parlamentar, o clima tenso de acusações entre os deputados não leva a nada e atrapalha a discussão de políticas públicas e projetos.

# Maia disse que conhece Vigilante há 37 anos e assegurou que ele “é um homem sério, que tem um estilo próprio de fazer política”.

# Em relação ao governador Rollemberg, o distrital ressaltou que a maioria das críticas apresentadas se referem a situações criadas em outros governos, como a licitação no transporte público e a crise na saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Blog

Com 15 de existência, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


ricardocallado@gmail.com

55 61 98417 3487


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial