Coluna do Callado | Articulação decide lançar Kokay para a presidência do PT-DF

Ricardo Callado25/04/20176min

A coordenação da Articulação Unidade na Luta, corrente interna do Partido dos Trabalhadores, decidiu indicar a deputada federal Érika Kokay para concorrer à Presidência do PT do Distrito Federal. O anúncio foi feito pelo deputado distrital Chico Vigilante após almoço com a deputada, nesta terça-feira (25).

 

Credenciais

Érika Kokay foi presidente do Sindicato dos Bancários e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), deputada distrital e está em seu segundo mandato como deputada federal. “Por essas razões, tem todas as credenciais para dirigir o Partido dos Trabalhadores nesse momento. A deputada Érika Kokay tem autoridade, representatividade, vontade de trabalhar e, sem dúvida, será uma grande presidenta do PT. Ela conta com todo o nosso apoio da Articulação Unidade na Luta”, afirmou Chico Vigilante.

 

Reajuste na conta de água

O reajuste no valor da conta de água no Distrito Federal deve ser anunciado “no início da próxima semana”, afirmou nesta terça-feira (25) o superintendente de estudos econômicos e fiscalização financeira da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa), Cássio Cossenzo. A proposta da agência – de 2,56% de aumento – foi colocada em debate em audiência pública realizada pela manhã.

 

Câmara em Movimento

A Câmara Legislativa vai à Estrutural, nesta quinta-feira (27), para debater com a população e inaugurar o novo formato do projeto Câmara em Movimento. Além das sessões itinerantes, o projeto prevê agora o acompanhamento, durante seis meses, das prioridades definidas pelas lideranças comunitárias de cada localidade. Na Estrutural, a sessão será realizada às 15 horas, no Centro de Ensino 01 – Setor Central – Área Especial 03.

 

Orientadores educacionais

Depois da pressão feita pelo deputado Wasny de Roure (PT), como presidente da CESC, foi publicado no Diário Oficial do DF desta terça-feira (25), a prorrogação do concurso público para orientadores educacionais por mais dois anos.  Por duas vezes, Wasny enviou requerimentos cobrando o cronograma de nomeações, uma vez que o prazo de validade do concurso venceria em maio. O governo precisa fazer todas as 50 convocações previstas no edital, pois só chamou cinco pessoas em dois anos.

 

Projeto Cidadão

Dois projetos resultantes de sugestões recebidas por cidadãos de Brasília foram aprovados hoje (25) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa. A proposta de emenda à Lei Orgânica nº 17/2015, de autoria dos deputados Joe Valle (PDT), Prof. Reginaldo Veras (PDT), Wasny de Roure (PT) e outros, é um deles. O governo fica obrigado a construir equipamentos públicos comunitários, como centros de educação infantil, postos de saúde, postos policiais e linhas de ônibus, antes da entrega de assentamento populacional.

 

Projeto Cidadão II

O segundo projeto sugerido pela população é o PL nº 562/2015, apresentado pelo deputado Júlio César (PRB), que estende o horário de funcionamento do Eixão do Lazer nos períodos em que vigora o horário de verão, passando de 6h às 18h para 6h às 19h.

 

ENQUANTO ISSO…

 

# Eleições nas escolas | As escolas da rede pública cujas diretorias foram indicadas pela Secretaria de Educação terão novas eleições em 21 de junho. Na mesma data, ocorrerá o pleito para a escolha do conselho escolar em todas as unidades de ensino. As regras e os cronogramas foram publicados na edição desta terça-feira (25) do Diário Oficial do Distrito Federal.

 

# De acordo com a comissão eleitoral central, cerca de 50 escolas passarão pelo processo de seleção de diretoria. Para concorrer aos cargos de diretor ou vice-diretor, entre outros requisitos, o servidor precisa ser ativo e estar inserido nas carreiras magistério público ou assistência à educação.

 

# Passarela | Emenda do deputado Rafael Prudente, do PMDB, garante a construção de uma passarela em frente ao Condomínio Nova Colina, em Sobradinho. As obras já começaram e atendem uma antiga reivindicação dos moradores da região.

 

# Encontro dos Municípios | Com o tema Reinventar o Financiamento e a Governança das Cidades, o 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável ocorre no Mané Garrincha, até sexta-feira (28). A abertura oficial, nesta terça-feira (25), contou com a participação do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias