Carrapa do Cavaquinho fará shows no SESC Ceilândia e SESC Gama em agosto

Ricardo Callado2 de agosto de 20196min
Além de choro, show explora ritmos variados, como samba, maracatu e frevo.  Projeto tem entrada gratuita e contribui para a valorização e a promoção do cenário cultural do DF

O SESC Ceilândia e SESC Gama receberão, nos dias 9, 10, 16 e 17 de agosto, às 20h, as últimas apresentações dessa temporada do show “Café Centro-Oeste”, de Carrapa do Cavaquinho e banda, um projeto com repertório baseado no CD de mesmo nome, lançado em 2014. As apresentações serão gratuitas e contarão com seis músicos integrantes, reunindo cavaquinho, violão, violão de sete cordas, viola caipira, violoncelo, trombone, flauta, percussão, bateria e contrabaixo.

Carrapa do Cavaquinho mora no DF desde a adolescência e desenvolve seu trabalho em torno do cavaquinho, da viola caipira, trombone, e explora ritmos como o samba, o maracatu e o frevo, tendo o choro como base. O show é um trabalho autoral com uma instigante mistura de linguagens, harmonizando o moderno e o tradicional, o urbano e o rural, o clássico e o popular.

A apresentação recebeu recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e já foi realizada em outros quatro momentos: em julho deste ano e outubro do ano passado no Clube do Choro, e em maio e junho, no SESC Taguatinga Norte. O projeto contribui para a valorização e a promoção do cenário cultural do DF, com o qual a trajetória de Carrapa está intimamente ligada. “Meu repertório transita em dimensões afetivas, com um tom de pertencimento ao lugar que habito”, afirma o músico.

O artista é licenciado em Música pela Universidade de Brasília onde também concluiu seu Mestrado em música com o tema “Tradição e Inovação no Cavaquinho Brasileiro”. É professor do instrumento na Escola de Música de Brasília e tem larga experiência com a música no Brasil e exterior. Os shows de Carrapa oferecem à plateia uma experiência única, calcada em sua pesquisa sobre as possibilidades da música. O artista possui uma longa carreira musical, iniciada há mais de 40 anos.

Carrapa também mostra em suas composições uma visão da fauna e da flora da região, outro elemento importante nas suas criações. Segundo ele, o cerrado é “uma paisagem sonora”. Assim, além da riqueza e originalidade musical, este projeto também leva ao público uma postura de amor e respeito pela natureza, contribuindo para incentivar uma visão mais positiva do público em relação ao ameaçado bioma do cerrado.

Serviço:

Show Café Centro-Oeste

Datas: 9 e 10 de agosto (sexta e sábado)

Horário: 20h

Local: SESC Ceilândia

Endereço: QNN 27 Área Especial S/N, Ceilândia Norte

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre

Datas: 16 e 17 de agosto (sexta e sábado)

Horário: 20h

Local: SESC Gama

Endereço: Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680, QI 1 – Gama

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre

 

Repertório:

  1. Choro candango
  2. Nós nas cordas
  3. Dobradinha brasileira
  4. Viola do cerrado
  5. Calliandra
  6. Melhor chorar que não ter nada a ver
  7. Na Glória
  8. INTERVALO
  9. Zé véi zói d’água
  10. Arrebentando as cordas atrás do Guará
  11. Sonoro imaginário
  12. Café centro-oeste
  13. Viola vadia
  14. Vulcão Massaya
  15. Frevo pi ( para piazzolla)
  16. Brasileirinho
  17. Ninando o cavaquinho

Ricardo Callado


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Blog

Com 15 de existência, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


ricardocallado@gmail.com

55 61 98417 3487