Bruno Stuckert e Casulo na Casa Cor Brasília

Ricardo Callado02/09/20196min

Fotógrafo brasiliense lança sua nova série artística no mais importante evento de arquitetura e design da cidade. Espaço poderá ser visitado a partir do dia 6 de setembro

A convite das arquitetas Camila Abrahão e Anna Albano, o fotógrafo Bruno Stuckert preparou uma série de cliques para o lavabo público da CasaCor Brasília 2019. As imagens do artista farão parte do conceito do ambiente criado pelo Casulo para o evento, que começa dia 6 de setembro.

O Casulo, escritório de arquitetura vencedor do Prêmio Jovem Profissional 2019 promovido pela São Geraldo, criou um ambiente com a proposta de subverter padrões estabelecidos. O espaço inverte a lógica dos elementos que compõem a configuração usual dos banheiros. Os visitantes não verão distinção, por exemplo, entre o piso e o teto, que foram revestidos com o mesmo material.

As portas dos boxes, assim como as paredes, envolvidas por espelhos, formam um volume central único reflexivo. Dessa forma, as divisórias do banheiro “desaparecem”. Em frente à cuba, onde espera-se que exista um espelho, foram posicionadas as obras de arte de Stuckert, que flutuam sobre uma estrutura metálica preta. “Tentamos desconstruir o óbvio”, explica a arquiteta Camila Abrahão.

A ideia de colocar obras de arte no lugar dos tradicionais espelhos fez com que o Casulo procurasse o fotógrafo brasiliense. Stuckert topou na hora o desafio. Sob a luz do tema central do ambiente, Bruno criou a série “Por Trás do Espelho”, composta por quatro fotografias. As obras trazem um novo olhar, delicado e sensível, para a temática do banheiro público.

As fotografias levam para o ambiente da CasaCor: banheiros químicos que ocupam os espaços urbanos da Capital Federal; um banheiro público com suas tradicionais pichações; o detalhe de uma pia que se assemelha às formas de Oscar Niemeyer; e uma válvula de descarga transformada em peça de design.

A identidade do artista se revela em imagens repletas de luz, sombra, contraste e granulado, e trazem a subversão no seu DNA. “As obras foram pensadas para compor ambientes elegantes e com decoração contemporânea, a partir da desconstrução do luxo e da investigação sobre o que pode estar por trás da construção daquele espaço”, afirma Stuckert. “O que será que poderíamos encontrar por trás dos nossos espelhos?”, provoca o artista.

As obras do fotógrafo e o lavabo público da CasaCor Brasília 2019 podem ser conferidas de 6 de setembro a 22 de outubro, na antiga Casa da Manchete (SIG, Qd 1, n 975).

SOBRE BRUNO STUCKERT –
 Quando nasceu, em 1980, Bruno Stuckert já estava entrando em uma família com nome e tradição na fotografia.  Por questão de sangue, genética, convívio ou força do destino, a paixão pelos cliques não demorou a aparecer: aos 15 anos, Bruno já arriscava seus primeiros registros fotográficos.

Trabalhando principalmente em Brasília, Bruno Stuckert se tornou um profissional incansável e a prática fez surgir um fotógrafo com olhar delicado, que cria imagens poéticas, únicas e especiais. O fotojornalismo e a sensibilidade artística são suas principais marcas. Sua arte lúdica e etérea são ao mesmo tempo instigantes e provocadoras. Stuckert tenta espalhar seus ideais e seu modo de vida simples usando como armas a beleza do cotidiano, a alegria das ruas e a graça na dança das luzes, que desenham sombras geométricas cheias de significados.

SERVIÇO

SÉRIE “POR TRÁS DO ESPELHO” – Fotos de Bruno Stuckert na CasaCor Brasília

Obras do fotógrafo no lavabo público projetado pelo Casulo
Data: 6 de setembro a 22 de outubro de 2019
Horários: Terça a sexta, das 15h às 22h; Sábados, Domingos e feriados, das 12h às 22h.
Local: antiga Casa da Manchete, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 1, número 975

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.


Sobre o Blog

Com 15 de existência, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Social LikeBox & Feed plugin Powered By Weblizar



Parcerias