18/10/2019 Brasília - DF 24°C

Alimentação equilibrada é determinante para o processo de cicatrização de feridas

Ricardo Callado27/08/20196min

Manter uma dieta rica em proteínas e nutrientes possibilita que o paciente acelere o processo de recuperação tecidual

O ditado “você é o que você come” não se aplica apenas aos hambúrgueres do final de semana que aparecem, depois de algum tempo, como alguns quilos extras na balança. Na verdade, essa frase consegue envolver outras questões que ocorrem no nosso organismo quando ingerimos determinados alimentos e que, por vezes, o malefício não é notado imediatamente. Quando falamos, por exemplo, sobre cicatrização de feridas, a alimentação é um dos principais pilares para uma recuperação efetiva.

O equilíbrio alimentar é determinante para uma vida saudável. Quando uma pessoa se lesiona, o cérebro reage enviando uma série de sinais para fechar a abertura cutânea. A comida entra no meio do processo para servir como alicerce para reestruturação do tecido atingido. Entretanto, quando há um déficit nutricional ou um consumo exagerado de alimentos gordurosos, a pele pode sofrer com os reflexos da má alimentação.

“Pacientes em baixo peso, desnutrição ou obesidade apresentam dificuldades em cicatrizar lesões por não ter nutrientes suficientes para a demanda. A má alimentação afeta, principalmente, a ingestão dos micronutrientes, ou seja, vitaminas e minerais que podem ser encontrados em vegetais e frutas”, explica Lorraine Ramos, enfermeira do Cenfe, primeiro centro especializado em tratamento de feridas no DF.

A enfermeira aconselha que os pacientes que estejam passando por um processo de cicatrização consumam alimentos que tenham, principalmente, ferro ômega 3, vitamina K e E. Boas fontes de proteína como sardinha, salmão, atum, morango, açaí, brócolis, espinafre e beterraba também são indicados para auxiliar durante esse período.

“Durante o tratamento da ferida, é aconselhável evitar produtos alimentícios industrializados. Recomendamos também passar longe dos embutidos, enlatados e fast foods devido ao alto teor de corantes, conservantes, acidulantes e outros compostos que não são reconhecidos pelo organismo como alimento”, complementa.

Ramos esclarece ainda que a ingestão desses alimentos aumenta a demanda de órgãos como fígado, pâncreas e intestino, que, consequentemente, precisarão de mais tempo para digerir a comida. “Isso piora as taxas de glicemia, triglicerídeos e ácido úrico, o que prejudica todo o funcionamento do organismo”.

Dica – No mercado, há suplementos alimentares que unem proteínas de boa fonte e nutrientes. Integrar esses complementos no dia a dia auxilia o sistema imunológico no que diz respeito a sua manutenção e bom funcionamento, o que é determinante para a aceleração do processo de cicatrização.

“O paciente deve estar sempre hidratado também. A água é fundamental para a formação de novos tecidos. Além disso, bons hábitos no cotidiano são determinantes para o período de reparação tecidual. Aconselhamos que a pessoa tenha sempre uma noite regular de sono e, complementar a isso, deve-se praticar atividades físicas frequentemente”, pontua.

Sobre o Cenfe – O Cenfe é o primeiro centro de tratamento de pessoas lesionadas por feridas crônicas ou agudas, com regime tanto ambulatorial quanto domiciliar. O serviço é oferecido por uma equipe qualificada e multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas. O corpo clínico tem como responsável técnico o Dr. Igor Nunes e Souza, que é cirurgião geral e vascular, formado pela Universidade de Brasília (UnB) e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e a enfermeira dermatologista Larissa Pignata, responsável técnica da clínica.

O Cenfe conta, ainda, com a parceria da HomeLar, que compreende os serviços de Internação Domiciliar e Atendimento Domiciliar. Este tipo de Internação Domiciliar oferece atendimento a pacientes com quadro clínico estável, que não necessitam de toda estrutura hospitalar, podendo os cuidados serem realizados em casa. Já o atendimento domiciliar contempla a assistência em diferentes complexidades. Outros serviços oferecidos pelo Cenfe são: curativo por pressão negativa, cateter central de inserção periférica (PICC), acesso venoso central guiado por ultrassom, exame diagnóstico em casa para avaliação de TVP (trombose venosa profunda).

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 

Sobre o Blog

Com 15 de existência, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Social LikeBox & Feed plugin Powered By Weblizar



Parcerias