Secretaria de Fazenda divulga cronograma de pagamento do IPTU 2019

Ricardo Callado28/11/20182min

Imposto será dividido em seis parcelas. A primeira vence em 10 de junho, e a última, em 18 de novembro

Os contribuintes já podem se programar para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Limpeza Pública (TLP) em 2019.

A Secretaria de Fazenda publicou nesta terça-feira (27), no Diário Oficial do Distrito Federal, as datas dos vencimentos.

O tributo poderá ser quitado em seis parcelas. A primeira ou cota única começa a vencer em 10 de junho. A última vence em 18 de novembro.

Os prazos foram definidos de acordo com o número final da inscrição no cadastro dos imóveis no DF (veja abaixo o calendário completo).

Cada prestação não pode ser inferior a R$ 20. Caso a soma do IPTU com a da TLP seja menor do que R$ 40, a cobrança será única.

Como é calculado o IPTU

O IPTU é calculado com a multiplicação da alíquota (que varia conforme o tipo ou uso e a destinação do imóvel) pelo valor venal da propriedade (que seria equivalente ao preço de mercado).

Alíquotas praticadas
0,3% casas e apartamentos usados exclusivamente como residência
1% imóveis comerciais ou terrenos com alvará de construção
3% terrenos vazios ou bens demolidos e ruínas

 

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias