Reunião de Ibaneis com governadores eleitos de SP e RJ coloca o DF novamente no cenário nacional

Ricardo Callado05/11/20183min

Por Hamilton Silva

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) tem demonstrado habilidade na estratégia macropolítica adotada e no reconhecimento da grandeza do Distrito Federal que irá governar a partir de primeiro de janeiro de 2019.

No fim de semana, Ibaneis esteve com os governadores eleitos dos estados mais importantes da Federação – Rio de Janeiro e São Paulo -, revelando o protagonismo que deseja imprimir ao DF durante sua gestão.

Desburocratizar as máquinas estatais foi o cardápio do almoço de sexta-feira (2). E ainda o desenvolvimento econômico com uma política bem feita, voltado para os mais carentes marcou o encontro dos Estados mais ricos do País com o futuro governador de Brasília, que sabe da importância desses estados para aprovar projetos de interesse da Capital Federal.

O emedebista de perfil democrata viabiliza a participação das bases nas escolhas das Secretarias de Governo, através de indicação numa lista tríplice, amenizando os conflitos causados na gestão de Rollemberg devido à falta de diálogo.

Apesar dos inúmeros e complexos interesses envolvidos, o governador eleito pacifica o debate o que lhe proporciona um tempo de paz nos primeiros meses de governo dando-lhe o tempo necessário para o conhecimento dos números reais da máquina estatal, já que a confiança no atual governador não é integral.

Listas tríplices também serve para a indicação dos administradores regionais, revelando o perfil da futura gestão Ibaneis.

Em outra oportunidade, o governador eleito, disse não influenciar nas eleições da mesa diretora da Câmara Legislativa e que manterá isenção. Mesmo assim, pela maneira como venceu as eleições, de forma esmagadora, deverá ter papel de peso na escolha do novo presidente do Legislativo.

O diálogo marcará sua gestão e se essa característica permanecer durante os quatro anos as chances de um excelente governo é iminente e real depois do fiasco socialista ao ignorar  as forças políticas locais.

Ibaneis já visitou o atual presidente da República e os principais governadores e  deverá se encontrar com Bolsonaro, quarta ou quinta, realçando o perfil diplomático do advogado.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias