PROFESSOR DE INFORMÁTICA CHAMA ATENÇÃO DE ALUNOS COM AULAS INOVADORAS

Ricardo Callado23/10/20186min

“Ele te pega pela mão e te leva aonde você quer chegar”, afirma ex-aluno

Métodos diferenciados de ensino e que possuem eficácia são sempre um adianto na hora de iniciar os estudos, certo? E foi assim que o professor de Informática e especialista em concursos públicos, Deodato Neto, começou a fazer sucesso. Ele realiza aulões de madrugada, aulões com degustação de vinhos, aulões de véspera, aulões dentro de ônibus, em viagens para concursos que serão realizados em outros estados, aulões em bares, e muito mais.

Com quase 30 mil seguidores em seu Instagram, ele afirma que é um desafio diário manter os alunos interessados. “A informática tornou-se algo essencial para o trabalho, lazer, ou até para proporcionar a aproximação das pessoas. Essa é a realidade, afinal, é a principal ferramenta de comunicação nos dias de hoje. No entanto, na hora de responder uma questão dessa disciplina em um concurso público, muitas vezes o assunto parece ser algo desconhecido, nada familiar, e isso acaba prejudicando muitos estudantes. Por isso, é importante encontrar uma forma de manter os alunos interessados”, explica.

Segundo o internacionalista e ex-aluno, Vinícius Soares, Deodato tem uma didática totalmente diferente. “Para mim, Informática sempre foi uma matéria maçante, e ele faz com que fique leve, divertido e que a gente realmente aprenda. A aula flui e  a didática faz a gente se interessar, as horas voam, as brincadeiras que ele faz, relacionadas ao conteúdo, fixa a matéria na nossa cabeça para a hora da prova. Além disso, o Deodato é um parceirão, te pega pela mão e te leva aonde você quer chegar, basta a gente demonstrar interesse”.

As aulas têm diferenciais de horários, como o aulão da madrugada, que é online, gratuito e acontece sempre às quartas-feiras, a partir da meia-noite. Para participar, basta se inscrever pelo site do professor. Também tem aulões em locais inusitados, e turmas específicas para cada concurso.

Um dos projetos que Deodato considera essencial, e que tem dado um retorno bastante positivo, é o aulão de véspera, realizado um dia antes da prova. “É essa aula que realmente pega a memória recente, que ajuda o aluno a absorver o conteúdo que não pegou durante o curso, e mesmo quando pegou, pode esquecer na hora da prova. Considero muito importante e faz toda a diferença”, afirma. Outro diferencial é o acompanhamento em tempo real com os alunos, pelo whatsapp, ou pelo site, sempre tirando as dúvidas.

Outra ideia bastante inusitada e que faz muito sucesso, é o aulão com degustação de vinhos. Em um ambiente aconchegante, para poucos alunos, um grupo participa da resolução de questões de concursos enquanto degustam vinhos e queijos especiais. Quem já participou garante que a ideia é um sucesso. “Foi um momento diferente do que estamos acostumados nessa vida intensa de concursos. Durante a aula, conseguimos resolver mais de 150 questões de informática de uma forma muito mais descontraída”, declara a aluna Larissa Tehodoroviz Barreto.

Deodato afirma que a motivação para essa rotina tão intensa é ver o sucesso dos alunos: “A gente trabalha com sonhos, temos depoimentos de quem passou em um concurso desejado e mudou a vida, mas depende de cada um, de tempo de estudo, de estrutura familiar, e a gente tenta moldar isso na cabeça do aluno”, afirma.

E qual o segredo para um bom preparo? Segundo o especialista, basta estudar com foco, de forma direcionada, sem perder tempo com leituras que podem agregar conhecimento, mas que não serão cobradas no seu concurso: “Deixe para estudar o tema que quiser, aleatoriamente, depois que você passar! O melhor exemplo do que pode ser cobrado na sua prova é uma questão que já esteve presente em concursos anteriores”.

E para os interessados em conhecer um pouco mais sobre o assunto, o especialista tem um site, onde reúne muito conteúdo em um só lugar. A página tem notícias sobre concursos, que ajudam a deixar os alunos mais antenados, disponibiliza videoaulas, materiais em PDF, e tem muito conteúdo gratuito. Por lá, os alunos também podem interagir com o professor e tirar qualquer dúvida, basta acessar: www.professordeodatoneto.com.br.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias