Processo de regularização do Condomínio Pôr do Sol chega a 100%

Ricardo Callado01/12/20184min

Parcelamento, no setor Boa Vista, é o sexto condomínio a ser regularizado na Fazenda Paranoazinho

Há dez anos a Urbanizadora Paranoazinho (UP) se dedica para a regularização de todos os parcelamentos existentes na área da antiga Fazenda Paranoazinho. Agora chegou a vez dos moradores do condomínio Pôr do Sol, no setor Boa Vista, comemorarem a conquista da escritura de seus lotes. O condomínio é o sexto parcelamento a atingir 100% de regularização.

O parcelamento, que teve seu projeto urbanístico aprovado em maio de 2018, conta com 17 lotes e é um ótimo exemplo de trabalho bem-sucedido realizado pela empresa. “Apesar de pequeno, o Pôr do Sol tem um grande significado para os moradores e para a UP, pois é o sexto condomínio a ser regularizado na Fazenda Paranoazinho”, diz o diretor-presidente da UP, Ricardo Birmann.

Na visão do sindico do condomínio, Fernando Silva, a legalização dos lotes é uma forma de aumentar a segurança. “Estar com o imóvel escriturado dá uma tranquilidade muito grande em relação a segurança jurídica”, declara o síndico. A regularização só traz vantagens para toda a sociedade. É um passo que ajuda a solucionar deficiências urbanísticas, ambientais e de infraestrutura, além de produzir ganhos econômicos, sociais, de qualidade de vida e de cidadania. “Agora vamos esperar benefícios que virão com a regularização. Um pedido antigo dos moradores é uma melhor sinalização tanto na BR-020 entre o condomínio Morada dos Nobres e o nosso condomínio, como nas marginais de um lado e outro”, afirma.

Quando a subsíndica do condomínio, Valdeia de Oliveira, foi morar na região, seu lote não oferecia nenhuma garantia para que ela pudesse construir sua casa ali. “Comprei o direito de posse, mas não sabia a quem pertencia a terra, não tinha segurança alguma.” Com a regularização, Valdeia tem certeza que muitos benefícios e melhorias virão. “Fico bastante satisfeita por mim e pelos meus vizinhos. Nada paga a tranquilidade de chegar em casa e saber que ninguém poderá tirar nossas famílias dali, pois o lote não está mais em situação irregular”, reitera.

Os benefícios da regularização

Regularização significa valorização do patrimônio, preservação do meio ambiente e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Porém, ainda existe resistência em muitos moradores e desconhecimento por parte de alguns. Uma das metas da UP é conscientizar que quanto mais cedo o morador iniciar a negociação, melhores serão as condições oferecidas. “O objetivo é recuperar a plena legalidade no uso do solo da Fazenda Paranoazinho e valorizar toda a região”, afirmou Ricardo Birmann. O diretor-presidente ressalta que regularizar vai além da escritura. “É valorização do patrimônio, responsabilidade com a cidade e com o meio ambiente. Fortalece todos os aspectos que fazem com que sejamos uma sociedade”, expôs.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias