Maior workshop de feridas do Brasil inicia em janeiro no Distrito Federal

Ricardo Callado07/01/20196min
O encontro possibilita a participação em dez módulos diferentes com temas de relevância na área do tratamento de ferimentos. Profissionais da área de saúde são o público alvo do evento

Janeiro começa com boas oportunidades para os profissionais da área da saúde. A partir do dia 23, o Distrito Federal receberá o segundo ciclo do maior workshop de feridas do Brasil. O evento será realizado pelo Cenfe Wound Care, centro especializado em tratamento de ferimentos, que disponibilizará cursos modulares para aprimoramento de técnicas médicas até julho deste ano. Os interessados poderão participar pela plataforma online que oferecerá acesso ao vivo com interação. Cada módulo possui o valor de R$ 30,00.

A ideia do workshop surgiu como uma tentativa de trazer aos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e interessados na área um aprofundamento sobre os assuntos relacionados às lesões e maneiras para tratá-las com maestria. “O workshop contribui para aperfeiçoar a qualidade da avaliação realizada pelo profissional na lesão do paciente e também a qualidade da conduta de tratamento”, explica Benedito Silva, diretor do Cenfe.

As aulas irão trazer uma metodologia expositiva, casos clínicos e avaliações. Dessa forma, os participantes poderão absorver e consolidar as informações passadas para otimização profissional.

O primeiro módulo contará com a palestra da enfermeira Daniele Matias, graduada pela Universidade de Brasília (UNB) e especialista em Enfermagem Dermatológica. O assunto do bate-papo será voltado às queimaduras, disponibilizando uma abordagem geral sobre o tema ao público.

“Buscamos oferecer conteúdo capazes de atualizar o conhecimento com relação às novas tecnologias disponíveis em tratamento de feridas, bem como consolidar práticas e protocolos para as lesões predominantemente observadas nos ambientes ambulatoriais, hospitalares e domiciliares”, contextualiza Silva.

Edições anteriores – Nos últimos módulos, o workshop teve participantes de todo o Brasil: do programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, até mesmo das operadoras de Autogestão em Saúde, além de profissionais em geral que atuam em hospitais, clínicas e afins.

“Estamos na 5ª edição, mais especificamente no 2º ciclo. Na última, tivemos a participação de 183 participantes, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem”, comemora o diretor.

A expectativa do centro é instigar os profissionais da área para se qualificarem cada vez mais. Por meio do workshop, as experiências são compartilhadas para que possam disponibilizar aos pacientes o melhor tratamento possível voltado às feridas.

Ao final do curso, será emitido um certificado de comprovação de participação. Cada módulo possui carga horária de três horas.

Sobre o Cenfe – O Cenfe é o primeiro centro de tratamento de pessoas lesionadas por feridas crônicas ou agudas, com regime tanto ambulatorial quanto domiciliar. O serviço é oferecido por uma equipe qualificada e multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas. O corpo clínico tem como responsável técnico o Dr. Igor Nunes e Souza, que é cirurgião geral e vascular, formado pela Universidade de Brasília (UnB) e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

O Cenfe dispõe, ainda, de HomeCare, que compreende os serviços de Internação Domiciliar e Atendimento Domiciliar, coordenados pela Unidade Assistencial HomeLar. Este tipo de Internação Domiciliar oferece atendimento a pacientes com quadro clínico estável, que não necessitam de toda estrutura hospitalar, podendo os cuidados serem realizados em casa. Já o atendimento domiciliar contempla a assistência em diferentes complexidades. Outros serviços oferecidos pelo Cenfe são: curativo por pressão negativa, cateter central de inserção periférica (PICC), acesso venoso central guiado por ultrassom, exame diagnóstico em casa para avaliação de TVP (trombose venosa profunda).

SERVIÇO:

O que: 2º Ciclo Cenfe de Workshop em Feridas
Quando: A partir de 23/01
Onde: Online
Inscrições: Portal do Cenfe Wound Care https://cenfe.med.br/evento-7-mYEdulo%C2%B7queimadurasconceitoseabordagemgeral#/

 

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias