Leicester, o time Inglês que tem uma raposa como símbolo era a zebra da vez!

Ricardo Callado03/05/20165min

Leicester

 

Por Clara Santos

O time quase foi rebaixado em 2015 mas deu a volta por cima, sem recursos, sem jogadores conhecidos, cujos passes valem bilhões, sem muitos recursos e quebrou algumas casas de apostas da Inglaterra que nunca imaginariam que o time fosse campeão.

Na reta final da última temporada da Premier League, o Leicester estava na lanterna da competição. Os Foxes (raposas em Português) emendaram sete vitórias em nove jogos e conseguiram evitar o rebaixamento de forma inacreditável.

Outra curiosidade é que o time tem um jogador, Jamie Vardy, que estava na condicional e jogava usando tornozeleira eletrônica. Ele até tinha que sair mais cedo das partidas para poder voltar para casa a tempo para não desobedecer as regras da condicional. Com 20 anos, Jamie Vardy foi condenado por agressão e teve que usar uma tornozeleira. O crime? Defender o amigo surdo que foi ridicularizado por outras pessoas.

O jogador se defende: “Eu tinha saído com um amigo que estava usando um aparelho auditivo e dois outros homens acharam que seria engraçado sacanear ele. Não me orgulho do que fiz, mas eu defendi ele, o que eu sempre faria por um amigo meu, e isso acabou me colocando em problemas”.

Um dos maiores ídolos do clube é o goleiro Gordon Banks. Muitos brasileiros devem lembrar porque ele ficou mais conhecido por ter feito uma das defesas mais sensacionais da história, no confronto entre Brasil e Inglaterra, na Copa do Mundo de 1970. Campeão mundial com o English Team em 1966, atuou em 356 partidas pelos Foxes (raposas).

“O importante não é o tamanho e sim saber usar”, segundo dizem por aí, dito popular que se enquadra na realidade do time que leva o nome da cidade Leicester. A cidade tem apenas 337 mil habitantes, número próximo às cidades de Pelotas (RS), Franca (SP), Blumenau (SC) e Uberaba (MG), por exemplo.

A trajetória: o Leicester era o lanterna, sete pontos atrás da salvação, a nove jogos do fim do campeonato do ano passado, Terminou seis pontos acima dela depois de vencer sete jogos, empatar um e cair contra um Chelsea embalado rumo ao título. Era a temporada do retorno à Premier League depois de dez anos de distância e uma passagem rápida, em 2008, pela terceira divisão do futebol inglês e uma derrota três anos atrás em um playoff contra o Watford, quando poderia ter subido, com um pênalti a favor perdido no último minuto da prorrogação e um imediato contra-ataque do rival que o eliminou. Schmeichel, Morgan, Drinkwater e Schlupp jogaram aquela partida. Jamie Vardy, que não jogou nenhum minuto, e Harry Kane, o atual artilheiro da Premier com o Tottenham, estavam no banco de reservas naquela fatídica tarde. Hoje compõem a linha de ataque da seleção inglesa.

Faltou dinheiro mas sobrou talento. O time atual do Leicester custou menos de 30 milhões de euros (cerca de 120 milhões de reais) em contratações, metade do que o Manchester City pagou neste verão para ter Sterling, um reserva, por exemplo.

Moral da história? Os Foxes vivem um momento único e uma história emocionante e inspiradora, que vai virar um filme, inclusive. A liga mais difícil e endinheirada do mundo foi vencida por um pequeno, pela zebra da temporada, justamente quando questionamos a essência do futebol por conta dos inúmeros escândalos de corrupção culminando com os outros casos de corrupção no Brasil. Estamos mais descrentes do que nunca, e é justamente neste momento que o Leicester aparece para nos dar esperança e mostrar que o jogo que tanto amamos ainda vive e que se reinventar, de forma honesta e ética são as palavras de ordem!

* Clara Santos é jornalista

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias