Grupo Aconchego realiza palestra sobre o papel da Justiça nos processos de adoção

Ricardo Callado08/08/20183min

O evento ocorrerá neste sábado, às 17h, com entrada gratuita, e contará com atividades para as crianças
que acompanharem seus pais

Para além do desejo ser pai ou mãe por adoção, sabe-se que muitos são os procedimentos necessários para adotar crianças ou adolescentes. O caminho obrigatoriamente passa pela Justiça, que avalia desde a possibilidade da entrada destes no Cadastro Nacional de Adoção à condição da família pretendente, tudo em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para explicar tal legislação, o Grupo Aconchego promoverá, neste sábado (11), às 17h, a palestra “Aspectos legais da adoção – o papel da Justiça nos processos de adoção”, ministrada pela psicóloga Karina Gurgel, da Vara da Infância e da Juventude do DF. A ocasião faz parte do programa Encontros sobre Adoção, desenvolvido pela instituição, e ocorrerá no colégio Leonardo da Vinci (903 Sul), com entrada gratuita.

De acordo com o ECA, a inscrição de pretendentes à adoção deve ser precedida de preparação jurídica e psicossocial. “No Aconchego, nós desenvolvemos o pré-adoção, ressaltando sempre os aspectos legais e psicoafetivos do processo. Trabalhamos em parceria com a Vara da Infância, responsável diretamente por todo o aspecto legal e demais atores do processo. E é importante que os interessados tenham compreensão e entendam sobre o papel de cada instância judicial”, explica a psicóloga e coordenadora do programa, Ana Carla Domingues. “Por meio dos encontros, transformamos, portanto, o tempo de espera, da conclusão da etapa judicial, em tempo de preparação”, afirma.

Outros dois momentos também fazem parte da programação deste sábado: o Grupo Laços, destinado aos habilitados e inscritos no Cadastro Nacional da Adoção, e às famílias que adotaram crianças até dois anos de idade; e o Encontro Kids, voltado para crianças e adolescentes que acompanham seus pais ao evento. O Laços terá como tema o desenvolvimento psicoemocional da criança. Já o Kids falará sobre o que muda com a adoção.

 

SERVIÇO:

ENCONTROS SOBRE ADOÇÃO + KIDS + LAÇOS

Data: 11 de agosto de 2018

Horário: 17h

Local: Colégio Leonardo Da Vinci (903 Sul)

Entrada gratuita (inscrições no local) / Informações:

Laços: o desenvolvimento psicoemocional da criança

Kids: o que muda com a adoção

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias