Garis ganham festa de formatura de curso de alfabetização amanhã

Ricardo Callado04/12/20184min

Após nove meses em sala de aula, 44 garis da Sustentare Saneamento vão receber certificado de conclusão de curso de alfabetização. Destes, 37 são mulheres e sete são homens com faixa etária entre 34 e 70 anos. A festa de formatura ocorrerá amanhã (5), às 19h, na Universidade Católica de Brasília (UCB). De iniciativa da Sustentare, o projeto conta com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF) e da UCB. Novas turmas serão abertas no ano que vem.

Levantamento do Departamento de Recursos Humanos da Sustentare aponta que dos 2.500 garis da empresa, cerca de 55% são analfabetos ou não concluíram o ensino primário. “Além de proporcionar uma vida mais digna, a alfabetização é muito importante para aumentar o engajamento dos funcionários, as chances de promoção e diminuir os riscos de acidentes”, afirma Williani Carvalho, Coordenadora de Projetos e Recursos Humanos da Sustentare Saneamento. Este é o quarto ano que a empresa patrocina o curso de alfabetização para os garis. Mais de 100 profissionais já foram alfabetizados.

Para a festa de formatura, as lojas Lisdamas (trajes femininos) e Sonho Real (trajes masculinos) forneceram voluntariamente roupas de gala para todos os alunos. Amanhã (5), a Embelleze fará os penteados e a maquiagem dos graduandos gratuitamente. A festa será promovida pela UCB e terá mesa de frios e bebidas.

No dia 8 de março, foram iniciadas três turmas sem custo algum para os estudantes.  A Turma A, com 15 estudantes, ocorreu as quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 15h20. A Turma B, com 18 alunos, foi ministrada nas quintas e sextas-feiras, no mesmo horário. A Turma C as terças e quartas, no mesmo horário, com 11 alunos.

A Sustentare Saneamento forneceu o transporte para os colaboradores e viabilizou os alfabetizadores. O SLU-DF autorizou que os alunos estudassem durante o horário de trabalho e que as dependências da DL Sul fossem utilizadas como salas de aula. A UCB forneceu o material escolar.

A metodologia do curso foi desenvolvida pela UCB, por meio do projeto filantrópico “Alfabetização Cidadã”, que atende jovens e adultos não alfabetizados. Os professores Luis Filipe Arruda, Amanda Teles e Williani Carvalho são funcionários da Sustentare e fizeram o curso de capacitação de educador promovido pela universidade.

“A maioria de nossos alunos não sabia sequer escrever o próprio nome quando iniciaram o curso. Agora são capazes de ler e escrever parágrafos inteiros. Eles já pegam ônibus sozinhos, leem placas de sinalização e até ajudam os filhos nas tarefas da escola”, explica Amanda Teles.

O curso de alfabetização teve duração de nove meses e carga horária de 270 h/a. Após a entrega dos diplomas, os alunos serão encaminhados à rede pública de ensino.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias