Enquanto Isso… Operação Drácon continua sob segredo de justiça

Ricardo Callado15/09/20163min

# O levantamento do sigilo da Operação Drácon não afeta o andamento das investigações em curso para apurar um suposto esquema de pagamento de propina.

 

# Desde terça (13), os deputados afastados da Mesa Diretora da Câmara Legislativa puderam ter acesso ao inquérito e depoimentos da operação, que investiga se distritais acabaram sendo beneficiados com pagamentos irregulares.

 

# A decisão partiu do relator do caso, o desembargador José Divino, do Tribunal de Justiça do DF.

 

# Apesar do levantamento do sigilo, o processo continua em segredo de Justiça.

 

# Ou seja, apenas as partes envolvidas têm acesso ao conteúdo.

# Segundo o MP, que ainda não acusou formalmente nenhum suspeito, as denúncias serão apresentadas somente após análise do material apreendido.

 

# Isso inclui os computadores, HDs e documentos colhidos na Câmara Legislativa.

 

# Defensor de Celina Leão (PPS) e Cristiano Araújo (PDT), o advogado Eduardo Toledo afirmou que a medida é bem-vinda.

 

# “Ela dá a possibilidade de a defesa de fato começar a se defender. Não tem como se defender de algo que não sabemos”.

 

# A partir de agora, a defesa tem até segunda-feira (19) para recorrer contra a decisão que afastou Celina Leão da Presidência da Câmara.

 

# “Detectamos algumas ilegalidades no processo. Estamos fazendo uma análise [dos procedimentos] dos órgãos de investigação e da própria Justiça. A Constituição diz que se deve respeitar o devido processo legal.”

 

# Uma das medidas questionadas pelo advogado foi o fato de a decisão que afastou a Mesa Diretora ter sido tomada por um desembargador plantonista.

 

# “Não havia essa necessidade, essa urgência, sobretudo quando o principal elemento que pautou a ação foi o depoimento de Liliane Roriz, que aconteceu em 29 de julho, quase um mês antes de ser submetido ao plantonista.”

 

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias