Disputa pela Presidência da Câmara Legislativa terá pela frente a missão de harmonia

Ricardo Callado05/11/20183min

Por Delmo Menezes

Com a renovação de 66% dos deputados distritais, parlamentares eleitos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), começam a se movimentar para eleição da Presidência e da nova Mesa Diretora da Casa, que comandará o legislativo no biênio 2019/2020.

Sabe aquele ditado que diz: “o apressado come cru”. Pois é, na corrida a Presidência da Câmara, alguns pretensos candidatos saíram na frente na tentativa de se cacifar e acabaram queimando na largada.

Alguns nomes que já concorreram no passado recente sem lograr êxito, como é o caso do distrital Agaciel Maia (PR), poderá entrar novamente na disputa. Maia apoiou os quatro anos do governo Rollemberg, e sabe que agora terá pela frente, um quadro totalmente novo.

Outro postulante é o deputado Claudio Abrantes (PDT), que deverá colocar seu nome no páreo. Abrantes que já foi do PT, PPS, REDE e agora é do PDT, poderá enfrentar resistência dos seus pares, sobretudo dos deputados mais ligados à direita.

Parlamentar de segundo mandato, Rafael Prudente (MDB) afirma que não é candidato. Nos bastidores, no entanto, Prudente tem se articulado bastante, porém pesa sobre os seus ombros o fato de ser muito jovem e não ter experiência no Executivo.

O deputado Rodrigo Delmasso (PRB), poderá ser a grande surpresa desta disputa. Delmasso conta com o apoio do segmento evangélico, é ligado a ala conservadora da Casa, possui experiência no Executivo (foi secretário do Trabalho e Meio Ambiente), vem de uma votação convincente (foi o quinto mais votado), apoiou Ibaneis Rocha e mostrou ser um político hábil que consegue agregar. Perguntado pelo Agenda Capital se colocará seu nome na disputa, o parlamentar afirmou que ainda é muito cedo para se falar em nomes.

A nova Mesa Diretora comandará a Câmara no biênio 2019/2020, e terá pela frente a missão de harmonia com os demais poderes, sem contudo ser uma Câmara subserviente deixando de fiscalizar as ações do governo, que é uma de suas funções.

Pelo visto os “novatos” não querem ninguém da chamada “velha política”, principalmente aqueles que já tiveram seus nomes envolvidos em algum escândalo.

Da Redação do Agenda Capital

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias