Coluna do Callado | Não está fácil nem para morrer: faltam vagas no cemitério

O deputado Chico Vigilante (PT) denuncia as dificuldades que muitas pessoas estão tendo para sepultar os corpos de familiares e amigos. Segundo ele, há relatos de pessoas que estão esperando por uma vaga no cemitério Campo da Esperança desde a última sexta-feira.

 

Privatização

O problema da falta de vagas é fruto da privatização do cemitério, segundo o parlamentar. Ele pediu providências da Câmara Legislativa para resolver o problema e anunciou que como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) vai cobrar da empresa prestadora de serviço explicações para a demora na obtenção de vagas para sepultamento.

 

Segurança

O deputado Ricardo Vale (PT) comemorou a sanção de lei de sua autoria que obriga a Secretaria de Segurança a apresentar com maior clareza o mapa da violência no DF. Vale explicou que agora a secretaria deverá informar com transparência os locais mais violentos e quais são as principais vítimas.

 

Fraudes no seguro-desemprego

Cerca de 60 agentes da Polícia Federal cumprem na manhã de hoje (19) mandados judiciais na operação que objetiva de desarticular organização criminosa especializada em fraudes no seguro-desemprego. Os mandados foram autorizados pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Anápolis, em Goiás.

 

Mandados de prisão

Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva, dois de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para a delegacia para depor e, em seguida, é liberada, seis de busca e apreensão. As ações da PF ocorrem nas cidades de Anápolis e Caldas Novas, em Goiás; Nova Lima, em Minas Gerias; São Félix do Araguaia, no Mato Grosso; e Redenção, no Pará.

 

Agente púbicos cooptados

Segundo a PF, os crimes “contavam com a colaboração de prepostos do Ministério do Trabalho e agente púbicos cooptados pelo grupo criminoso para alterarem os endereços dos verdadeiros beneficiários, a fim de desviar cartões”. De acordo com as investigações, os integrantes da quadrilha usavam os cartões para sacar o dinheiro das vítimas em agências lotéricas.

 

Distritais aprovam crédito ao GDF

Os deputados distritais aprovaram crédito especial no valor de R$ 1,4 milhão para a construção de três praças de esportes na Ceilândia (QNM 28 e QNR 2) e no Recanto das Emas. Proposto pelo Executivo, o projeto de lei nº 1.510/2017 prevê que as obras serão custeadas com recursos de superávit financeiro. A proposição, aprovada com emendas, segue para a sanção do governador.

 

Doença Renal

Os serviços de saúde do DF terão de noticiar ao órgão responsável do Poder Executivo todos os casos de doença renal crônica. A medida consta do PL nº 1.170/2016, do deputado Chico Vigilante (PT), aprovado em primeiro turno. O objetivo é identificar os casos, a partir do diagnóstico de anormalidades e alterações verificadas em exames, para a promoção de ações que possibilitem o tratamento dos pacientes.

 

Repúdio

Os distritais aprovaram moção em repúdio à ação da Polícia Legislativa do Congresso Nacional que impediu a entrada de policiais civis no prédio, com bombas e spray de pimenta, na tarde desta terça-feira (18). Os trabalhadores se manifestavam contra a reforma da previdência em tramitação no Legislativo federal.

 

 

ENQUANTO ISSO…

 

# Após o sucesso em 2016, o Quinta Cultural retorna em novo local e horário e com programação estendida. O evento, que no ano passado começava às 17 horas, leva para o Setor Comercial Sul atrações musicais e gastronômicas a partir do meio-dia. A primeira edição de 2017 será na quinta-feira (20), em frente ao Shopping Pátio Brasil.

 

# Organizado pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, o projeto ocupa o espaço público com música, comida e lazer ao ar livre.

 

# A aprovação pelos deputados distritais, nesta terça-feira (18), da obrigatoriedade da presença de professor licenciado em Educação Física no sistema de ensino do DF, desde as séries iniciais do ensino infantil, foi comemorada pela categoria, que lotou a galeria da Câmara Legislativa para acompanhar a apreciação da matéria.

 

# O Projeto de Lei nº 903/2016, de autoria de vários deputados, assegura que somente aqueles que tiverem formação completa no curso superior de Educação Física poderão exercer a docência e orientar a prática da disciplina na rede pública do DF.

 

# Os deputados distritais aprovaram, em segundo turno, projeto do Executivo que autoriza a Administração Pública direta e indireta do DF a se filiar às redes, fóruns, organismos e instituições de caráter internacional. Ao encaminhar o PL nº 1.364/2016 à Câmara Legislativa, o governador explicou que o objetivo é “promover a inserção internacional do Distrito Federal”, destacando o crescente protagonismo de governos locais no cenário global.

 

# A Câmara aprovou, em segundo turno, o PL nº 507/2015, da deputada Celina Leão (PPS), que institui o Plano de Desenvolvimento de Turismo Sustentável da Fercal, elaborado, segundo a parlamentar, em concordância com as sugestões do grupo de trabalho responsável pelo Plano de Turismo Sustentável daquela região administrativa. A proposta prevê ações “que estejam em harmonia com os usos permitidos na APA (Área de Proteção Ambiental) de Cafuringa”.

 

Facebook Profile photo

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 


Topo