Buriti declara solidariedade às famílias das vítimas do acidente na L4

Ricardo Callado02/05/20178min

O governador Rodrigo Rollemberg manifestou na manhã de hoje solidariedade do governo às vítimas do acidente de trânsito na L4 no domingo (30). A manifestação foi feita no início da entrevista em que anunciou a contratação de aprovados para a Secretaria de Saúde. Segundo o governador, foi determinado ao Detran-DF que intensifique a fiscalização, especialmente em fins de semana. “É uma responsabilidade de todos. Brasília é uma cidade que se tornou símbolo do respeito à faixa de pedestre e não podemos, de forma alguma, perder essa condição”.

 

Diminuição

Rollemberg ressaltou que houve diminuição de 44 para 14 mortes em acidentes de trânsito na comparação de abril de 2016 com abril de 2017.

 

Dia do Sertanejo

A Câmara Legislativa será palco da homenagem ao Dia do Sertanejo. A sessão solene em comemoração à data é uma iniciativa da deputada distrital Luzia de Paula (PSB). Luzia é autora da Lei Nº 4.787/2012, que instituiu a homenagem, que é comemorado no dia 5 de maio, no âmbito do DF. Em nível nacional a data é comemorada desde 1964, quando violeiros se uniram para a celebração de uma missa na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo. Neste ano, a homenagem será realizada no auditório da Câmara Legislativa, na quarta-feira (3), a partir das 19 horas.

 

Sindicalista honorária

A sindicalista Maria Isabel Caetano dos Reis recebe o título de cidadã honorária de Brasília em solenidade nesta terça-feira (2), no plenário da Câmara Legislativa, às 19h. O autor da homenagem, deputado Chico Vigilante (PT), destaca que Maria Isabel ingressou no movimento sindical nos anos 90, “na luta de uma das categorias mais sofridas e desassistidas, que é a dos serviços de limpeza”.

 

Sindiserviço

Maria Isabel é presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário, Prestação e Serviços Terceirizáveis (Sindiserviço). O sindicato representa trabalhadores que prestam serviços para diferentes empresas privadas e órgãos públicos, como em escolas e hospitais, onde executam atividades de copa e limpeza.

 

Antônio Honório

Faleceu na noite da sexta-feira (28), o desembargador aposentado Antônio Honório Pires de Oliveira Júnior. O velório acontece no Cemitério Campo Esperança e o sepultamento será às 17h30 deste sábado, 29/04. Mineiro de Serro, o desembargador Antônio Honório, estava com 91 anos, e faleceu na véspera de seu aniversário de 92 anos.

 

Lei dos Estacionamentos

Entrou em vigor hoje (2) a lei que aumenta para 30 minutos a tolerância para que o cliente saia do estacionamento após pagar o ticket. Até então, o limite era de 15 minutos. De acordo com o texto, são obrigados a respeitar a nova regra shoppings, mercados, hospitais e o aeroporto. Todos os estabelecimentos deverão informar o novo prazo, manda a lei.

 

Tolerância

Apesar das alterações, a regra não muda a tolerância inicial de 15 minutos sem que o consumidor pague pelo estacionamento. Ou seja, os 30 minutos só valem depois que o cliente já pagou o bilhete.

A lei é de autoria do deputado Bispo Renato Andrade (PR).


ENQUANTO ISSO…

 

# Limite prudencial – Apesar de estar impedido de fazer novas contratações por estar acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governo de Brasília atuou de acordo com a legislação para contratar novos profissionais para a Secretaria de Saúde.

 

# O inciso IV do artigo 22 da LRF põe como exceção o provimento de vagas nas áreas de educação, saúde e segurança em casos de morte ou de aposentadoria. A medida acarreta aumento de gastos. “O impacto para 2017 é de R$ 32 milhões e para 2018, de R$ 69 milhões. Isso demonstra a prioridade que o governo tem dado para a área”, avaliou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

 

# Orquestra Sinfônica – Este mês, a programação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro terá cinco concertos gratuitos e de acesso livre. Na terça-feira (2), o grupo apresenta o Concerto do Trabalhador, em referência ao Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio.

 

# Sob a regência de Cláudio Cohen, os músicos vão executar clássicos dos alemães Mozart e Mendelssohn e a obra 3 Episódios para Orquestra, do brasileiro Ney Rosauro. Será no Teatro dos Bancários (314/315 Sul), às 20 horas. A lotação máxima é de 473 lugares.

 

# Estrutural – A Vara do Meio Ambiente do Ministério Público do DF determinou a regularização fundiária da Cidade Estrutural. A decisão do MP é motivada pela recuperação das áreas degradadas – principalmente as próximas à Floresta Nacional – pelas edificações e pela rodovia DF-097. 

 

# Com a decisão, ficam impostas a desativação da DF-097; remoção das edificações na faixa de 300 m da cerca do Parque Nacional de Brasília (PNB); recuperação das áreas degradadas; plantio e manutenção de, no mínimo, 200 mil mudas nativas do cerrado; cercamento das Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da região e do Parque Urbano Vila Estrutural para proteger a área verde e coibir a ocupação irregular.

 

# As medidas devem ser tomadas pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e pelo Governo do Distrito Federal, réus da ação.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias