Coluna do Callado | Delação da JBS terá reflexos importantes na política do DF

Ricardo Callado18/05/20175min

A delação do empresário Joesley Batista, do grupo JBS, terá reflexos importantes na política brasiliense. O primeiro que deve ser afetado é o assessor especial da Presidência da República, Tadeu Filippelli (PMDB). Um dos braços direitos do presidente Michel Temer, caso aconteça a renúncia ou o impeachment, Filippelli perde força na disputa pelo Palácio do Buriti. E, ainda, terá que enfrentar problemas com outras delações, como a Odebrecht e a Andrade Gutierrez, que podem bater a sua porta. Outros políticos também estão preocupados. São quase dois mil candidatos no País que receberam contribuições da JBS/Friboi. E existe uma lista de políticos brasilienses que foram abonados.

 

Fraga reúne lideranças da PM

Os candidatos mais votados da Polícia Militar se reuniram, nesta quinta-feira (18), e firmaram uma aliança para as eleições de 2018.  O grupo se comprometeu a filiarem-se ao Democratas com intuito de garantir a eleição de um candidato oriundo da Polícia Militar.

 

Estádios

O deputado Ricardo Vale (PT) sugeriu que o GDF estenda a Parceria Público-privada (PPP) do complexo esportivo do centro da capital para todos os demais estádios de futebol das cidades do DF. A Terracap está estudando a possibilidade de adoção da PPP para gerir o complexo esportivo do DF, que reúne o estádio Mané Garrincha, o ginásio de esportes e as piscinas.

 

Mobilização

O deputado Wasny de Roure (PT) divulgou na sessão plenária da Câmara Legislativa a realização de uma grande mobilização nacional, o Ocupe Brasília, programado para a quarta-feira, 24 de maio. A mobilização é um ato contra a reforma da previdência proposta pelo governo federal e reunirá manifestantes de todo o País, em frente ao Congresso Nacional. São esperados cerca de 100 mil manifestantes. Também o foco até lá seja outro.

 

Insinuações e boatos

O deputado Wellington Luiz (PMDB) rechaçou o que classificou como insinuações e boatos de que a CPI da Saúde estaria querendo acabar com o Hospital da Criança. O parlamentar explicou que deseja apenas o esclarecimento de fatos nebulosos envolvendo a gestão e não o fechamento do hospital. Wellington leu um documento assinado pela 2ª Promotoria de Justiça do Ministério Público que aborda problemas de gestão e sucateamento da unidade de saúde.

 

ENQUANTO ISSO…

# Defensor Público – Em sessão solene nesta quinta-feira (18), a Câmara Legislativa homenageou os defensores públicos, profissionais definidos pelo deputado bispo Renato Andrade (PR) como os “advogados do povo”, que “defendem aqueles que não podem arcar com os custos de processos judiciais”. O parlamentar, autor da homenagem, destacou a importância da parceria entre a Defensoria Pública e a Câmara Legislativa.

 

# Conselheiros de Cultura – O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), por meio de sua Escola de Contas, promove capacitação voltada aos conselheiros de Cultura do DF. Com carga de 20 horas/aula, o curso será de 22 a 26 de maio, das 14h às 18h, na sede da Escola de Contas do TCDF. O conteúdo abrange noções básicas de cultura e diversidade, planejamento e gestão pública da cultura, financiamento e prestação de contas em projetos culturais, além de discutir o papel dos Conselhos de Cultura e a competência dos órgãos e instituições de controle.

 

# Hackday – Inaugurado no começo de abril, o Laboratório Hacker de Inovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Labhinova) realiza amanhã (19) seu primeiro Hackday, espécie de maratona de programação. Das 10h às 18h, programadores, desenvolvedores e estudantes que dominam tecnologias da informação e computação vão se dedicar a tornar mais transparentes e inteligíveis os dados referentes às emendas parlamentares ao orçamento do DF.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias