Câmara Legislativa inicia oitava legislatura com posse de deputados

Ricardo Callado01/01/20193min

Por Denise Caputo

Eleitos em outubro passado, os 24 deputados distritais tomaram posse na Câmara Legislativa na manhã desta terça-feira (1º), em sessão solene no plenário. A oitava legislatura (2019 a 2022) começa com uma renovação de mais de dois terços dos parlamentares, em comparação com a anterior.

Seguindo o rito, durante a solenidade de hoje, os empossados, um a um, prestaram juramento e se comprometeram com o Distrito Federal. Diversos distritais acrescentaram ao compromisso “a defesa da família”, como o fez os deputados Delmasso (PRB), Roosevelt Vilela (PSB) e Valdelino Barcelos (PP). E outros estenderam o compromisso a bandeiras como “o resgate da saúde pública”, a exemplo do deputado Jorge Vianna (Podemos); e a infância e a adolescência, defendidas por Leandro Grass (Rede). Já o deputado Fábio Felix (PSOL), ao fazer o juramento, prestou homenagem a Marielle Franco, vereadora carioca morta a tiros há nove meses e cujo assassinato segue sem respostas.

À frente da sessão de posse, o distrital reeleito Robério Negreiros (PSD) – segundo secretário da Mesa Diretora do último biênio – recorreu ao escritor Olavo de Carvalho para criticar que “o irracional” tenha sido “a regra política” nos últimos anos. Ele disse ser preciso resgatar a esperança e afirmou acreditar que “as graves crises” vividas pelo Distrito Federal, como a crise hídrica e a falta de recursos, serão “página virada”. “Somos os timoneiros dessa viagem rumo à esperança de dias melhores”, concluiu.

Eleição – Os deputados empossados seguiram para o auditório da Casa para acompanhar a solenidade de posse do governador Ibaneis Rocha (MDB). À tarde, a partir das 15h, os distritais retornam ao plenário para a sessão em que será eleita a Mesa Diretora que vai comandar a Casa no biênio 2019-2020.

Confira os deputados empossados:

Agaciel Maia (PR)

Arlete Sampaio (PT)

Chico Vigilante (PT)

Cláudio Abrantes (PDT)

Daniel Donizet (PRP)

Delegado Fernando Fernandes (Pros)

Eduardo Pedrosa (PTC)

Fábio Felix (PSOL)

Hermeto (PHS)

Iolando (PSC)

João Cardoso (Avante)

Jaqueline Silva (PTB)

Jorge Vianna (Podemos)

José Gomes (PSB)

Júlia Lucy (Novo)

Leandro Grass (Rede)

Leonardo Prudente (MDB)

Martins Machado (PRB)

Professor Reginaldo Veras (PDT)

Reginaldo Sardinha (Avante)

Robério Negreiros (PSD)

Rodrigo Delmasso (PRB)

Roosevelt Vilela (PSB)

Valdelino Barcelos (PP)

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias