Brasília será sede do 1º Congresso Centro-Oeste para Pacientes Oncológicos

Ricardo Callado16/10/20188min

O evento, alusivo ao Outubro Rosa, visa integrar mulheres que estão em diferentes estágios do câncer e contará com palestras, oficinas e exposição

Nos dias 20 e 21 de outubro, Brasília sediará o I Congresso Centro-Oeste para Pacientes Oncológicos. O evento, a ser realizado no auditório do IMEB (516 Sul), por meio de iniciativa da ONG Vencedoras Unidas, visa fornecer informações e esclarecimentos acerca de temas relevantes para mulheres que vivem essa realidade. Para isso, contará com profissionais qualificados na área de nutrição, atividade física, oncologia e cirurgia plástica. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela página https://vencedorasunidasdf.vpeventos.com/

Por meio de oficinas e palestras, o congresso visa integrar mulheres que estão em diferentes estágios do câncer: diagnóstico, em tratamento ou acompanhamento ou tratamento contínuo e permanente. “Ainda que tenham idades e histórias de vida tão diferentes, a luta pela qualidade vida e a manutenção dela as colocam no mesmo universo, muitas vezes permeado de incertezas, dúvidas, angústias que, ao serem divididas, podem ser amenizadas”, explica Raquel Araújo, da ONG Vencedoras Unidas.

Segundo ela, foca-se muito na prevenção durante o Outubro Rosa e a ideia do congresso é agregar a isso a importância da qualidade de vida a quem está ou esteve em tratamento, além de desmistificar o estigma de morte que ainda cerca o diagnóstico de câncer. “Afinal, câncer não precisa ser o fim, mas pode ser somente o começo de uma jornada repleta de novas descobertas”, destaca, com a propriedade de quem já enfrentou e venceu a doença.

O I Congresso Centro-Oeste para Pacientes Oncológicos conta com o apoio do IMEB (Imagens Médicas de Brasília), que durante essa semana – como parte da programação do evento – recebe a Exposição Outro Olhar, na unidade do Edifício Crispim, Setor Hospitalar Norte.

Segundo o médico nuclear e diretor da clínica, Renato Barra, o diagnóstico precoce do câncer é umas das prioridades do IMEB, que investe constantemente em tecnologias voltadas para isso. “Iniciativas como o Congresso para Pacientes Oncológicos são muito importantes para esclarecer a população sobre como enfrentar todas as etapas do câncer, cujas chances de cura aumentam quanto mais cedo se descobre. Felizmente, a tecnologia avançou muito nesse aspecto, por isso investimos tanto para oferecer os mais modernos exames para nossas pacientes”, ressalta.

Outro Olhar – Desmitificar o câncer de mama e mostrar que pode haver beleza e felicidade durante e após o tratamento. Este é o objetivo da exposição Outro Olhar, que reúne fotos e histórias de mulheres que enfrentaram e venceram a doença. A exposição faz parte da programação do congresso e é formada por 50 fotos, produzidas pelo fotógrafo Hay Torres, que trazem tais mulheres de duas formas: uma imagem destas vestidas e outra com as cicatrizes (da mastectomia) à mostra. O traço em comum entre elas é a alegria estampada em cada um dos rostos, provando que existe vida após o diagnóstico.

A mostra estará disponível para visitação de segunda-feira (15) a sexta-feira (19), no IMEB, unidade do Edifício Crispim, Setor Hospitalar Norte. Nos dias 20 e 21, a exposição poderá ser vista no local do congresso (Unidade 516 Sul) do IMEB.

PROGRAMAÇÃO

 

20 de outubro

 

08:00 – Credenciamento

09:00 – Palestra de abertura: “Desmistificando o câncer e aproximando o paciente das últimas inovações em tratamentos oncológicos”

Palestrante: Dra. Gabrielle Scattolin – Oncologista

10:00 – Coffee Break

10:30 – Palestra: “Alimentação na Prevenção e no Tratamento do Câncer de Mama”

Palestrante: Laís Gomes Fonseca – Nutricionista

12:00 – Intervalo

13:30 – Exercícios de relaxamento – Orientador: Gisele Garcia e Cristiane Tavares – Instituto Florescer

14:00 – Palestra: “Reconstrução Mamária”

Palestrante: Dr. Cristian e Dra. Raquel Camelo – Cirurgiões Plásticos

15:00 – Coffee Break

15:30 – Palestra: “Micropigmentação paramédica como técnica de reconstrução areolar”.

Palestrante: Aline e Andressa Martins – Especialistas na área

16:30 – Palestra: “Família, amor e cura”

Palestrante: Stefano Portuguez – Filho de paciente

 

21 de outubro

 

09:00 – Palestra: “A importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento e o pós-tratamento”

Palestrante: Izaela Macário – Psicóloga

10:00 – Coffee-Break

10:30 – Palestra: “Atividade Física e o Sobrevivente de Câncer”

Palestrante: Ritieli de Oliveira – Pesquisadora e Mestre em Educação Física

12:00 – Intervalo

13:30 – Mesa redonda de paciente para paciente, com Telma Saraiva – “O cabelo cresce e a vida continua”

14:00 – Palestra: “Sexualidade do paciente oncológico”

Palestrante: Dr. Marco Fernandes – Fisioterapeuta

15:00 – Mensagem de encerramento: Dr. Marcos Trindade e Dr. Márcio Almeida – Oncologistas

Inscrições gratuitas: https://vencedorasunidasdf.vpeventos.com/

 

Sobre o IMEB – O Imagens Médicas de Brasília (IMEB) é uma das principais clínicas de Medicina Nuclear e Radiologia do Centro-Oeste e atua com excelência na área de diagnóstico por imagem. São dez unidades situadas em regiões estratégicas e de fácil acesso no Distrito Federal. Há 29 anos o Instituto é referência em qualidade no atendimento, certificado pela Norma ISO 9001:2008 e acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que visam satisfazer as necessidades dos clientes e oferecer segurança na realização de exames e procedimentos.

 

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias