500 advogados apóiam Délio no lançamento do Movimento Advocacia Mais Forte em Ceilândia

Ricardo Callado14/09/20186min

O pré-candidato à presidência da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., recebeu na noite desta quinta-feira (13) o apoio de mais um grupo de cerca de 500 advogados, que se reuniram numa churrascaria de Ceilândia para formalizar a adesão ao Movimento Advocacia Mais Forte. Os pré-candidatos a presidente e vice da Subseção de Ceilândia, Leonardo Rabelo e Otanylda Badú Gonçalves, respectivamente, aproveitaram o encontro para anunciar que se licenciaram no início da semana dos cargos que ocupam na atual diretoria para aderir ao Movimento – acompanhando o gesto da atual vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, presente ao evento e que no último dia 10 oficializou seu afastamento da entidade para se unir à pré-candidatura de Délio Lins e Silva Jr.

“Isso confirma a coerência do nosso grupo e do nosso modo de agir. São atitudes para deixar claro, na prática, que não aceitamos o uso político da máquina institucional nas eleições da Ordem”, reforçou Délio Jr., que desde o início de julho já protocolou dois requerimentos junto à OAB/DF pedindo providências nesse sentido e regras claras para acompanhamento dos gastos no período eleitoral. Os requerimentos propõem, inclusive, que o pré-candidato da situação, Jacques Veloso, atual secretário geral da entidade, se licencie do cargo. “O objetivo é evitar que quem ocupa cargos de direção influencie as intenções de apoio para o pleito. Queremos uma campanha em iguais condições para todos os concorrentes”, enfatizou.

Acompanhado dos pré-candidatos ao Conselho da Subseção, Gerson Wilder e Newton Rubens, Leonardo Rabelo revelou que Ceilândia compactua com a mesma preocupação. “Pedimos licença por não concordar com o uso abusivo da máquina que já estamos observando nessa eleição”, afirmou, declarando-se muito feliz pelo “erro de cálculo” na estimativa dos presentes ao lançamento do Movimento Advocacia Mais Forte na cidade: eram esperados em torno de 150 advogados e comparecerem mais de 450, o triplo. “Atuo há 12 anos região é com essa experiência que posso afirmar: a advocacia de Ceilândia é forte e não pode mais aceitar ser vinculada à pecha de ‘advocacia de fundo de quintal’ que costuma predominar em relação às Subseções no DF”, protestou. “Nós temos demandas e propostas próprias que vamos agregar ao projeto que Délio está construindo. Vamos trabalhar juntos e juntos vamos pra frente”.

Já a pré-candidata a vice-presidente, Otanylda Badú Gonçalves, a Nilda, lembrando que a Subseção de Ceilândia tem hoje aproximadamente 600 advogados inscritos, reforçou: “Estamos com Délio e o próprio nome do seu Movimento já diz exatamente o que queremos: uma advocacia mais forte e plural, que não discrimine as Subseções nem as advogadas mulheres, que traga para a nossa cidade todos os serviços que a Ordem oferece no Plano Piloto e que, especialmente, nos defenda de verdade nas violações das nossas prerrogativas, que aqui são constantes nas delegacias de polícia e no Fórum”, revelou.

Délio Jr. fez questão de ressaltar que o Movimento Advocacia Mais Forte propõe justamente essa igualdade de direitos e tratamento aos advogados e advogadas do DF. “O nosso Movimento que reavivar em cada um de vocês a força e o orgulho de ser advogado. A OAB precisa voltar a ser de todos os advogados, valorizando os competentes e combativos colegas das Subseções e defendendo enfaticamente os direitos de todos nós, em qualquer situação – é inaceitável o que aconteceu essa semana com a colega do Rio de Janeiro, que foi discriminada por ser mulher, negra e exigir o cumprimento de suas prerrogativas durante uma audiência em Juizado Especial, saindo dali algemada, humilhada e presa sem que nenhum dos colegas presentes fizesse nada por ela”, criticou Délio. “Nós estamos ali representando, além dos nossos clientes, a sociedade. Prerrogativa não é favor, é um direito constitucional da classe e uma das prioridades do Movimento Advocacia Mais Forte. Convidamos a todos para virem construir esse projeto com a gente”.

Ricardo Callado

Jornalista, blogueiro, escritor e consultor político. Exerceu a função de secretário de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Redação do Grupo Comunidade de Comunicação – responsável pelos jornais da Comunidade e O Coletivo. É autor do livro PANDORA – e outros fatos que abalaram a política de Brasília.


Comente esta publicação

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com (*) são obrigatórios.

 


Sobre o Blog

Aos 14 anos, o Blog do Callado é um veículo consolidado, admirado por seus leitores e em sintonia com o público alvo: a população brasiliense. O blog é um site de opiniões e notícias com atualização diária, sem cunho ideológico. Dedica-se a oferecer aprimoramento da informação, com uma audiência qualificada.


NOS BASTIDORES DA CAIXA DE PANDORA

Pandora




Mídias Sociais

Twitter do Blog


FANPAGE Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar



Parcerias